Valorizar os conhecimentos pedagógicos já adquiridos e vivenciados pelos professores em programas de formação continuada é ponto de partida essencial em momentos de trocas e de reflexão sobre suas práticas nas escolas. É preciso torná-los protagonistas das inovações educativas, defende Dóris Bolzan. Nesse sentido, a autora apresenta teorias que apontam para a importância de dinâmicas interativas e mediadoras, especialmente os estudos de Vygotski e Bakhtin, que revisita com grande maestria. Apresenta, além disso, o retrato de dinâmicas a partir desenvolvidas com professores alfabetizadores, assumindo ela própria o papel de mediadora, desafiando-os e apoiando-os a expor ideias e a reconstruir suas práticas pedagógicas junto aos alunos.
Prefácio
Maria Teresa de Assunção
Freitas
Formando professores reflexivos
Construções e
desconstruções na formação profissional
Professor reflexivo: uma
reconstrução
O papel do professor
O conhecimento pedagógico
e o conhecimento escolar
Construindo a cultura
escolar
Interação e mediação:
olhares vygotskianos
e bakhtinianos
A abordagem sociocultural
Atividade, contexto
interativo e social e os processos de mediação
Atividade reprodutora ou
criadora
Problema da consciência
Aprendizagem e
desenvolvimento: o processo de interação
e a zona de
desenvolvimento proximal/iminente
A interação e a
utilização de estímulos auxiliares
Linguagem e pensamento
Interação verbal e
atividade mental
Discurso monológico x
dialógico: a construção do enunciado
A produção do
conhecimento
Conhecimento escolar
Construção de
conhecimento e atividade criadora
Conhecimento pedagógico
Conhecimento
compartilhado
Linguagem como
instrumento de mediação
Atividade de estudo e o
processo reflexivo
Um estudo sociocultural: trilhas percorridas
Explorando narrativas: a
vez e a voz dos professores
Montando o contexto
Compartilhando
conhecimento: as reuniões
Buscando dados:
instrumentos e procedimentos
Organizando e construindo
as categorias de análise e
interpretação dos achados
Novos passos em direção
ao conhecimento
compartilhado
Resistência: movimento
necessário para a tomada de
consciência
Ruptura da resistência:
primeiros passos
Tomada de consciência:
compartilhando e reconstruindo conhecimentos
Uma rede de interações e mediações
Uma rede de relações
A construção mediada dos
saberes e dos fazeres pedagógicos
A transformação da
prática pedagógica
Apontamentos em aberto