Esta obra refere-se ao papel dos professores de todas as áreas como educadores do olhar dos educandos, ampliando e coordenando as múltiplas leituras de imagens, oferecendo-lhes elementos teóricos e a possibilidade de discussão de significados. Arte-educadores de renome desenvolvem abordagens sobre leituras e releituras nas artes plásticas, visuais e dramáticas, sobre as relações entre arte e tecnologia, sobre a educação estética, sobre a imagem na literatura infantil e outros temas. Dada a importância dos estudos que contempla na área, o livro é considerado um clássico no gênero.
Apresentação
Analice Dutra Pillar
Leitura e releitura
Analice Dutra Pillar
A compreensão do desenvolvimento estético
Maria Helena Wagner Rossi
Tecnologias, produção artística e sensibilização dos sentidos
Diana Domingues
As relações arte/tecnologia no ensino da arte
Cláudia Zamboni de Almeida
Convocações multissensoriais da arte
Ana Claudia de Oliveira
Escuelas de Pintura al Aire Libre do México:liberdade, forma e cultura
Ana Mae Barbosa
Educação estética, arte e cultura do cotidiano
Marly Ribeiro Meira
O ator e a visualidade: uma experiência com alunos/atores
Mirna Spritzer
As transformações da imagem na literatura infantil
Susana Rangel Vieira da Cunha
Dálmatas: amizade e preconceito
Lezi Jacques Fleischmann
Infância e imaginação: o papel da arte na educação infantil
Sandra Richter
Analice Dutra Pillar (Org.)
16 cm x 23 cm
8ª ed. 176 p.