Alfabeletrar
0 Avaliações

Alfabeletrar: fundamentos e práticas


Maria Isabel H. Dalla Zen e Maria Luisa M. Xavier (Orgs.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061280 3ª ed. 176 p. 17 cm x 25 cm

Um grupo de educadoras experientes em cursos de formação de professores e prática de ensino nos anos iniciais traz importantes contribuições teóricas e metodológicas referentes a processos de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental de nove anos: a questão dos métodos; a organização de um ambiente alfabetizador lúdico e adequado a essa faixa etária; os cuidados na aprendizagem da leitura e da escrita em continuidade à alfabetização; os gêneros textuais a adotar nos anos iniciais; a alfabetização matemática; a formação de
alfabetizadores, entre outros temas. Seus textos incluem sugestões de atividades e práticas
coerentes aos aspectos teóricos apresentados.

R$ 52,00 R$ 46,80 Em até 6x de R$ 7,80 sem juros

Sumário

Apresentação
Maria Isabel H. Dalla Zen
Maria Luisa M. Xavier


Não há como alfabetizar sem método
Iole Faviero Trindade
Novas provocações
Provocações finais

A produção de sujeitos alfabetizados
Leni Vieira Dornelles
História do dia de chuva: “o pão do Adilson”
A visita do João

“Gosto de cruzar os braços”: as representações culturais construídas pelas crianças
Clarice Salete Traversini
Cristiane Müller

O que ver nas informações obtidas?
A escolarização da alfabetização
A alfabetização e a matemática
O que fazer com as representações dos alunos?

Brincando com as palavras e com os livros na escolarização inicial
Gládis Elise da S. Kaercher
Sobre as práticas de leitura na escola
Sobre as palavras e os pequenos leitores
Pistas para além dos livros: outros portadores
As palavras no silêncio
As palavras são múltiplas
Os sentidos “nas” palavras
Os sentidos “das” palavras
As palavras podem ser lidas: a gênese da leitura

Sobre um ambiente alfabetizador
Marta Nörnberg
Suzana Moreira Pacheco

A perspectiva do estético e do linguístico
no ambiente alfabetizador
Das relações de cuidado nos processos de
ensino e aprendizagem da leitura e da escrita

“Eles já estão alfabetizados”: dando continuidade ao processo
Maria Isabel H. Dalla Zen
Produção textual: uma revisão de percurso
O que se pode fazer para que as crianças avancem no processo de escrita, “vencida” a etapa inicial de alfabetização?
Que sol é esse? Uma forma diferente
e compartilhada de correção
Reescrita coletiva de textos já conhecidos
Projetos de escrita para interlocutores reais
Quando e como ensinar aspectos da escrita convencional?
Deduzindo o princípio gerativo e formulando regras
Esta palavra não existe, mas eu sei escrever!
Porta mágica de palavras
De que modo ler esses “primeiros textos”?
Na busca de olhares sensíveis e de intervenções possíveis

Gêneros textuais nos anos iniciais
Rosa Maria Hessel Silveira
Rafaela Fetzner Drey

Gêneros textuais e discussões curriculares
O uso da linguagem em sala de aula
A escrita na escola
Os gêneros de texto no trabalho com a linguagem
Os critérios de seleção de gêneros
O modelo de sequência didática
Outras possibilidades de abordagem e alguns alertas
Encerrando a conversa

O significado das representações
gráficas na alfabetização

Denise Maria Comerlato
Sobre a escrita
A escrita: irredutível a um código
A segmentação gráfica
A escrita como objeto conceitual
Considerações finais

Os processos de numeralização na alfabetização
Sandra dos Santos Andrade

O Ensino fundamental de nove anos
Maria Beatriz G. da Silva
O percurso da mudança legal
As normas e a autonomia da escola
Os novos e velhos dilemas
Outras considerações para pensar a mudança

 

BNCC

Níveis de Educação

Educação Infantil
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais

Temas Abordados

Alfabetização
Educação de jovens e adultos
Estética
Gestão
Legislação em educação
Leitura
Letramento
Literatura
Matemática
Metodologias
Planejamento
Políticas públicas
Produção textual
Projetos
Newsletter

Assine nossa newsletter