As autoras desta publicação ressaltam a importância da reorganização curricular do Ensino Fundamental de nove anos de forma a garantir às crianças de seis anos tempos e espaços lúdicos, de brincadeiras e interações adequadas à sua faixa etária. A partir dessa concepção, apresentam teorias e práticas educativas em alfabetização e em várias áreas do conhecimento, bem como orientam sobre a criação de um ambiente rico de exploração nessa etapa de escolarização. Destacam-se temas como: a adaptação das crianças ao Ensino Fundamental, a aprendizagem nessa faixa etária a partir da teoria Vygotsky, a alfabetização aos seis anos e interações com a matemática na aprendizagem da leitura e da escrita. O livro foi um dos selecionados pelo MEC no PNBE do Professor 2012 para distribuição a todas as escolas públicas do país.
Apresentação
Maria Carmem Silveira Barbosa
A criança de 6 anos e o primeiro
ano do ensino fundamental
Andrea Rapoport
Andrea Gabriela Ferrari
João Alberto da Silva
Adaptação ao primeiro ano do ensino fundamental
Andrea Rapoport
Desenvolvimento e aprendizagem infantil:
implicações no contexto do primeiro ano
a partir da perspectiva vygotskiana
Dirléia Fanfa Sarmento
Andrea Rapoport
Planejamento do ensino e alfabetização
Claudia Alves
Suzana Moreira Pacheco
Assessoria pedagógica na alfabetização:
(re)significando práticas, construindo caminhos
Marta Nörnberg
Patrícia Moura Pinho
Interações matemáticas na
aprendizagem da leitura e da escrita
Lenir dos Santos Moraes
Organização do trabalho pedagógico
em turma de primeiro ano
Marta Nörnberg
Bárbara Elisabete de Césaro Lawall
Eliana Urmersbach
Ligia Rosane Reimann Gedrat
Considerações finais
Andrea Rapoport
Dirléia Fanfa Sarmento
Marta Nörnberg
Suzana Moreira Pacheco