Alfabetização possível
0 Avaliações

Alfabetização possível: reiventando o ensinar e o aprender


Jaqueline Moll
Disponibilidade: Indisponível ISBN 9788587063120 9ª ed. 184 p. 16 cm x 23 cm

Os primeiros capítulos deste livro abordam políticas e as várias teorias que embasam propostas de alfabetização, apontando para a importância dos estudos como os de Emília Ferrero. A autora apresenta, também, exemplos e comentários acerca de processos percorridos por alunos e professores no processo de alfabetização, mostrando que é possível reinventar o ensinar e o aprender nessa área, a partir do entendimento das hipóteses e dos avanços das crianças.



 

R$ 48,00 R$ 43,20 Em até 6x de R$ 7,20 sem juros

Sumário

Apresentação: Da esperança

Introdução: Localizando o leitor


A trajetória da produção
do analfabetismo no Brasil

Período Colonial: o descaso governamental
Do Império às Repúblicas: o real x o proclamado
Do discurso e da ineficácia
do combate à praga do analfabetismo
Avanços e retrocessos a partir da década de 30

A escola e o analfabetismo
A produção cotidiana do fracasso
A abordagem psicologicista:
o mito do fracasso individual
A abordagem biologicista:
a visão medicalizada do fracasso escolar
A abordagem culturalista:
o equívoco da deficiência cultural
Evasão, exclusão e repetência:
transgressão à possibilidade do aprender
Os equívocos no ensino da língua escrita

Redefinindo alfabetização
A construção social das linguagens oral e escrita
A alfabetização ressignificada

Alfabetização e epistemologia:
implicações no cotidiano escolar

Empirismo: o mito sensorial do conhecimento
Apriorismo: o equívoco do sujeito absolutizado
Construtivismo: a tese da reconstrução do conhecimento
Paulo Freire e o sujeito histórico do conhecimento
Freire e Piaget: ação e reflexão como
aportes do conhecimento
Alfabetização e enfoques do conhecimento

O processo na alfabetização
A psicogênese da língua escrita
Níveis de conceitualização da escrita

A alfabetização possível:
recuperando no cotidiano o sucesso escolar

A despatologização do repetente:
superando as abordagens
tradicionais do fracasso
A sala de aula ressignificada:
espaço social e tempo pedagógico de aprender
A superação do empirismo na prática cotidiana
A construção da língua escrita
A importância do erro construtivo
A proposta metodológica:
organizando um outro jeito de
ensinar e aprender  a ler e a escrever

Tecendo algumas conclusões: reinventando os processos de ensinar
e aprender para uma alfabetização possível

Redefinindo a alfabetização
Reconstituindo espaço escolar
Ressignificando a ação docente


BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Temas Abordados

Alfabetização
Newsletter

Assine nossa newsletter