Aprendendo Matemática nos anos iniciais
0 Avaliações

Aprendendo Matemática nos anos iniciais


Anastácia Maldaner
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061082 1ª ed. 240 p. 20 cm x 27 cm

Para Anastácia Maldaner, esse é um processo em que os avanços das crianças dependem de uma ação pedagógica mediadora e problematizadora: é essencial que se acompanhem atentamente suas formas de responder às situações-problema apresentadas no seu dia a dia na escola e fora dela. A autora orienta sobre como fazer com os alunos um resgate breve da história do número para virem a compreender o uso do Sistema de Numeração Decimal. Também ressalta a importância de atividades lúdicas nos anos iniciais e ilustra sua narrativa com interessantes diálogos com as crianças para a formação de um aluno curioso, autônomo e participativo.

R$ 67,00 R$ 60,30 Em até 6x de R$ 10,05 sem juros

Sumário

Introdução
 
O ensino da Matemática em escolas brasileiras
As aulas de matemática: desafios e possibilidades
 
O sistema de numeração decimal e posicional
O desenvolvimento social e a criação de sistemas de numeração
Princípios do sistema de numeração decimal e posicional
Compreendendo o SNDP
O resgate da história do número com os alunos
Atividades lúdicas como suporte para a compreensão do SNDP
Atividades sobre a história do registro numérico
Estratégias para a contagem de grandes quantidades
A compreensão e o uso das palavras unidade, dezena
Da construção do número à sua decomposição
O aspecto posicional do nosso sistema numérico
O quadro de valores
Sistema numérico e sistema monetário
O uso da calculadora como estratégia para a compreensão do número
 
A adição e a construção dos fatos fundamentais
Construção dos fatos fundamentais com somas até 10
Os murinhos de 10 e seus múltiplos
Exercícios orais para a agilização do raciocínio
A passagem pela dezena e a superação da sobrecontagem
A adição pensada com apoio na dezena e/ou centena
Adição pela decomposição do número com apoio de material concreto
Adição pela decomposição sem o apoio de material concreto
Adição pelo cálculo mental de parcelas com dois ou mais dígitos
Adição com transporte a partir das atividades com o murinho
A escolha do processo de cálculo mais favorável e sua socialização
A fala dos alunos durante os cálculos
 
A subtração
O algoritmo da subtração
Uma operação relacionada a várias ideias
Ideia de comparar
Ideia de completar
Ideia de retirar
Atividades de subtração com as crianças
 
A multiplicação
Construção e memorização dos fatos fundamentais da multiplicação
As "dobradinhas"
10 vezes um número dado
Cinco vezes um número dado como a metade de 10 vezes o mesmo número
Seis vezes um número dado
Nove vezes um número dado
Suscitando a memorização da tabuada
Jogo dos valores
Jogo do casamento
Estruturação da multiplicação em ordem crescente de dificuldades
Flexibilidade mental: resultado de um processo
 
A construção de conceitos matemáticas pela via do contínuo
Grandezas e medidas na percepção da criança
Atividades com medidas de comprimento
O envolvimento da criança na problematização
 
A divisão
Divisão com a ideia de medir
Atividades de divisão com a ideia de medir
Divisão com a ideia de repartir
Atividades de divisão com a ideia de repartir
Algumas considerações relativas à divisão
 
As atividades lúdicas na construção de conceitos matemáticos
Jogo dos triângulos ou Nunca quatro
Jogo nunca cinco
Jogo nunca 10
O lugar do jogo na escola
 
O mercado na escola
 
A avaliação
Tentativas para superar o medo do erro
A avaliação como parte do processo
O processo avaliativo e a autonomia
O desafio de aprender a trabalhar em grupo
Autoavaliação orientada: uma possibilidade
Conversando com os pais
Considerações finais sobre a avaliação
 
 Em busca de uma pedagogia para a autonomia 


 

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Educação Infantil

Temas Abordados

Adição
Alfabetização
Brincadeiras
Divisão
Jogos
Matemática
Material multinumérico
Mediação
Metodologias
Multiplicação
Planejamento
Projetos
Sistema de numeração decimal
Subtração
Newsletter

Assine nossa newsletter