Leitura na escola
0 Avaliações

Leitura na escola: espaço para gostar de ler


Jurema Nogueira Mendes Rangel
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577060061 3ª ed. 176 p. 16 cm x 23 cm

Como levar os professores a descobrir o potencial mágico da leitura na escola? Para a autora, formar um aluno leitor é torná-lo curioso sobre o mundo em que vive, favorecer seu diálogo com pessoas de outros continentes e de outras culturas. Bons leitores transformam-se em pesquisadores, escritores e inventores. Será essa a concepção de leitura vigente no Ensino Fundamental? A autora apresenta projetos e práticas desenvolvidos nas escolas e questões pedagógicas atreladas a questões do erro e da avaliação em atividades de leitura, que permitirão ao próprio leitor responder à segunda questão.

R$ 48,00 R$ 43,20 Em até 6x de R$ 7,20 sem juros

Sumário

Prefácio
Clarice Nunes


Introdução

A leitura na escola
A leitura e a construção do sentido: uma abordagem interacionista
Um texto sempre diferente de leitor para leitor
Estratégias de leitura
Os efeitos da obra no leitor
A mediação leitor/texto
A leitura crítica e transformadora: uma abordagem política-emancipatória
Ler é reescrever-se como sujeito
Leitura como prática social
A importância da leitura individual, silenciosa e curiosa
A leitura e a produção de sentidos: a abordagem discursiva
Leitura como interação social e interlocução
Um espaço de intersubjetividade
Como a escola colabora para a formação da história de leitura do aluno?
A leitura como decodificação: a abordagem estruturalista
A inculcação de modelos de leitura e escrita
O que significa “interpretar" o texto na escola?
Espaços de representação: em cada abordagem diferentes visões de mundo

Tempos e espaços de leitura nas escolas
Espaços e tempos da escola particular
Como a escola trabalha a leitura?
Como se configuram o espaço e o tempo na escola pública?
Será este o ambiente agradável para ler e ouvir histórias? Estudar?
As professoras: a leitura do silêncio
As professoras e suas histórias de leitura

O aluno leitor: o que lê e como lê?
Escola: espaço para gostar de ler?
Os livros de literatura
As outras leituras que circulam na escola
A leitura dos livros didáticos
O erro em atividades de leitura: as representações dos professores
Não existem erros de leitura?
Do “ler de novo” à investigação do pensamento do aluno
Afinal, qual é a resposta certa?
A verdadeira compreensão envolve diálogo

A leitura como passaporte para a vida
 

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Temas Abordados

Alfabetização
Currículo
Erro construtivo
Gêneros textuais
Instrumentos de avaliação
Leitura
Leitura literária
Letramento
Livro didático
Mediação
Metodologias
Mikhail Bakhtin
Pesquisa em educação
Planejamento
Roger Chartier
Newsletter

Assine nossa newsletter