O dueto leitura e literatura
0 Avaliações

O dueto leitura e literatura: na educação de jovens e adultos


Juçara Benvenuti
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577060832 1ª ed. 192 p. 17,5 cm x 25 cm

Tomando por embasamento teórico de seus estudos a educação popular de Paulo Freire, a teoria crítica do currículo de Gimeno Sacristán, estudiosos de literatura e letramento, como Wolfgang Iser, André Jolles, Shirley Brice Heath, Brian Street, Rildo Cosson, entre outros, a autora fundamenta a importância de aproximar o ensino de literatura da realidade dos alunos da EJA para despertar-lhes o prazer da leitura. Como docente da EJA, Ensino Médio, ela relata seus próprios procedimentos didáticos em literatura, com base nos quais constitui uma interessante proposta para o EJA e o Ensino Médio.

R$ 50,00 R$ 45,00 Em até 6x de R$ 7,50 sem juros

Sumário

Introdução

Educação: um direito à leitura do mundo
Movimentos internacionais: metas acessíveis?
As metas assumidas
A fundamentação em Paulo Freire
Elementos imprescindíveis para uma prática transformadora
A pesquisa de Freire
A escolha dos métodos educativos e diretrizes de trabalho
A literatura na educação
A contribuição do leitor
Os elementos constitutivos do texto literário
A intencionalidade do texto versus a intenção do autor
Texto literário: intencional ou espontâneo?

A trajetória da educação brasileira e as políticas de EJA
Primeiro sistema de ensino público no Brasil
Por que as iniciativas nacionais desenvolvidas não tiveram continuidade?
As especificidades previstas nos documentos nacionais

Sobre a construção de um currículo para EJA
O dueto jovens e adultos
A construção de um conceito
Tipos de currículo
O currículo para Sacristán
A teoria crítica do currículo

Letramento na EJA
Eventos e práticas de letramento
O binômio do letramento: autônomo e ideológico
Letramento literário
Sistematização do processo de leitura
Sequência básica do processo de leitura
Sequência expandida
Benefícios no processo de letramento

A experiência com leituras e literatura
A conquista dos leitores
Um lugar para a literatura
Os alunos participam da construção de seu conhecimento
Análise crítica do processo
Primeiros avanços dos alunos
Os alunos como sujeitos na busca do conhecimento
Atividade integrada de língua, literatura e música
Ênfase na atividade oral
Transcrições das narrativas
Valorização da oralidade
Reflexões sobre os resultados da experiência

Uma proposta de leitura em literatura
Princípios e referenciais
Ensino e demanda social
Primeira unidade/primeiro semestre
Segunda unidade/segundo semestre
Terceira unidade/ terceiro semestre

Considerações finais


 

BNCC

Níveis de Educação

Educação de jovens e adultos
Ensino Médio

Temas Abordados

Alfabetização
Currículo
Escrita literária
Gêneros textuais
Gimeno Sacristán
Interdisciplinaridade
Leitura
Leitura literária
Letramento
Literatura
Metodologias
Paulo Freire
Planejamento
Políticas públicas
Projetos
Newsletter

Assine nossa newsletter