Práticas de letramento
0 Avaliações

Práticas de letramento: caminhos e olhares inovadores


Ana Maria de Mattos Guimarães et. al (Orgs.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061037 1ª ed. 224 p. 17,5 cm x 25 cm

Leitores interessados em discussões centradas nas práticas de sala de aula e no ensino da leitura encontrarão neste livro subsídios relevantes para repensar e consolidar sua prática docente. A relevância desta publicação está em apresentar temas recorrentes nas salas de professores e nas reuniões pedagógicas nas escolas brasileiras que são aqui discutidos a partir de trabalhos articulados com as diferentes teorias que os pautam. Entendemos que, dessa maneira, podemos contribuir com um olhar reflexivo, oportunizando aos professores, agentes das melhorias educacionais, a busca por respostas para recorrentes indagações, tanto daqueles que estão em exercício pleno de sua profissão quanto daqueles que se encontram em formação. Os capítulos foram organizados em dois grandes blocos. No primeiro, que reúne os quatro capítulos iniciais, os autores discutem práticas de letramento versus a formação docente, com um olhar dirigido aos processos que configuram a ação educativa nas escolas. No segundo bloco, os capítulos 5, 6, 7 e 8 tratam das questões educacionais e pedagógicas em sala de aula, com foco especialmente no livro didático, bem como na sua efetiva utilização, e as implicações do fazer docente no momento da elaboração de insumos pedagógicos e avaliativos, como o instrumento prova. Além disso, o livro amplia as possibilidades de interlocuções acadêmicas em pesquisa na área da Linguística Aplicada por trazer temas consolidados sob a ótica de perspectivas analíticas distintas.

R$ 45,00 R$ 40,50 Em até 6x de R$ 6,75 sem juros

Sumário

Apresentação 
Ana Maria de Mattos Guimarães 
Cristiane Maria Schnack
Delaine Cafiero Bicalho 
 
Formação inicial, construção de objetos de ensino e transposição didática: do saber ao saber-fazer
Anderson Carnin 
Situando a reflexão 
A formação de professores e um olhar para sua dimensão didática 
O ensino de Língua Portuguesa e a construção de objetos de ensino na formação inicial 
Uma análise dos gestos didáticos e de sua relação com o objeto de ensino 
Da formulação de tarefas em classe 
Encerrando momentaneamente o texto, mas alimentando o diálogo 
 
Ser competente ou estar competente? A docência como uma profissão a ser construída na interação professor e aluno 
Rafaela Fetzner Drey 
A profissão "professor"
A interação em diferentes teorias: o ensino como uma profissão 
A competência do professor: um estado ou um processo? 
A multimodalidade na construção da competência profissional docente 
A observação da competência docente: os métodos utilizados
A análise multimodal: um momento da aula de Laura
Observando a competência profissional docente na interação:
a multimodalidade como um poderoso recurso para a reconstrução
dos cenários da sala de aula 
 
As narrativas das crianças sob uma perspectiva interacional 
Mariléia Sell 
Por que estudar narrativas de abuso sexual infantil? 
A fala-em-interação como instância de produção do mundo social 
As narrativas como ferramentas de significação da experiência 
A organização da experiência do abuso através da narrativa
Contribuições e reflexões finais 
 
Comunicação entre escola e família: uma análise interacional de eventos de letramento familiar
Cristiane Maria Schnack 
Implicações teórico-metodológicas para a análise da comunicação entre escola e família 
O bilhete como potencializador das interações de adultos com crianças: para além da decodificação e do cumprimento da tarefa escolar (caso 1) 
A leitura do bilhete como a ratificação do adulto na interlocução com a escola: a busca pela sua decodificação e compreensão (caso 2) 
(Re)considerando a comunicação entre escola e família como elo da participação familiar na rotina escolar das crianças 
 
A construção dos enunciados nas provas e nos livros didáticos: implicações para a produção de sentido
patrícia Santos Costa de Resende
Introdução 
Concepções de língua, leitura e de ensino de leitura 
Avaliação e prova no contexto da escola 
Metodologia da pesquisa 
O livro didático: gêneros, capacidades, enunciados das questões 
As provas parciais do sétimo ano: gêneros, capacidades, enunciados das questões 
Considerações finais 
 
Articulação e progressão no ensino de leitura: uma proposta em livros didáticos 
Danielle do Amaral Pessoa 
Introdução 
O ensino da leitura: considerações necessárias 
O ensino de leitura: o livro didático e as sequências didáticas
Metodologia 
Articulação e progressão no trabalho com a leitura 
Considerações finais 
 
Formação de um leitor crítico: o trabalho com a compreensão do gênero carta do leitor em uma coleção didática 
Deuzina Elaine Melo Casteluber 
Introdução 
Ensino de leitura 
Metodologia 
Descrição e análise da coleção 
Textos e atividades de leitura sobre cartas do leitor 
Considerações finais 
 
"Tu tens que trabalhar os conteúdos do currículo e usar o novo livro de alemão, não esquece, tá?"
Angélica Prediger 
Sobre letramento, gêneros e PDG 
Os alunos e o contexto da pesquisa 
O projeto Stadtportal: resultados e discussão 
Considerações finais 
 
Sobre as organizadoras e os autores

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais

Temas Abordados

Alfabetização
Competências
Formação continuada
Leitura
Letramento
Metodologias
Relação escola-família
Newsletter

Assine nossa newsletter