Aprendizagem de instrumentos musicais na infncia sentidos e experiências
0 Avaliações

Aprendizagem de instrumentos musicais na infância: sentidos e experiências


Jorge Pires e Silvia Sell Duarte Pillotto
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061341 1ª ed. 144 p. 17 cm x 25 cm

Cada vez mais os sons, as imagens e a música fazem parte da vida diária de bebês e crianças. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, a música, em especial, é a expressão artística que ganha forma, sentido e significado no âmbito tanto da subjetividade quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura. Seis dimensões do conhecimento caracterizam a singularidade dessa experiência artística: criação, crítica, estesia, fruição, expressão e reflexão. Nesta publicação, os autores revelam o quanto essas dimensões se fazem presentes no ensino e na aprendizagem da música e de instrumentos musicais, razão pela qual essa experiência precisa fazer parte dos currículos escolares. Referem-se, especialmente, à importância de se proporcionar uma experiência sensível, conjugando emoção e técnica, reprodução e criação, concentração e deleite musical. Por meio do diálogo com outros professores, Jorge e Silvia apontam para a grande diferença que o vínculo afetivo representa em termos da maior ou menor fruição da música pelos alunos. Esta leitura se constitui em referência ímpar sobre o tema e destina-se a professores-musicistas, arte-educadores, professores e gestores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio envolvidos em processos artísticos e culturais.

R$ 53,00 R$ 47,70 Em até 6x de R$ 7,95 sem juros

Sumário

Prefácio

Experiência 1:
Ensinar e aprender música
Ensinar e aprender música: o que implica essa relação?

Experiência 2:
Saindo de um ponto e indo até algum lugar.
Experiência e sentido

Experiência 3:
Memórias de um professor-instrumentista no aprendizado da música
A bandinha rítmica
Festas da família
Aulas de violão
Motivação ou desinteresse?

Experiência 4:
A pesquisa que nos move: escolhas e afetamentos
A SCAR e o projeto Música para Todos
Processos de criação: a composição “Imaginando”
Grupos de discussão: primeiras impressões
As falas dos professores/musicistas:
impressões, marcas e sentidos

Experiência 5:
Movimentos entre o visto e o sentido
Movimentos de aprender e ensinar
Grupo de discussão: segundas impressões
Uma nova abordagem musical e a pedagogia do risco

Experiência 6:
Atravessando a ponte do sensível
Cultivando a ponte entre o ensinar e o aprender
Tempo de finalizar

A Sociedade Cultura Artística de
Jaraguá do Sul (SCAR)

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Finais
Educação Infantil
Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Temas Abordados

Newsletter

Assine nossa newsletter