A formação do ator
0 Avaliações

A formação do ator: um diálogo de ações


Mirna Spritzer
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788587063724 3ª ed. 80 p. 16 cm x 23 cm

O ensino do teatro para jovens e adultos se delineia, neste livro, com uma clara sequência didática que em muito contribui com professores de teatro. A autora descreve como trabalha com seus alunos, acrescentando, em paralelo, fundamentos teóricos que alicerçam a sua ação pedagógica. Para além do ensino do teatro e das sugestões de práticas, o livro traz uma abordagem embasada no diálogo e no respeito pela diversidade do contexto educacional, comprovando a importância do ensino do teatro com jovens e adultos.

R$ 45,00 R$ 40,50 Em até 6x de R$ 6,75 sem juros

Sumário

Apresentação
Irene Brietzke

Uma poética do palco
Um caminho sistematizado
Atriz – professora
O que move o ator
Amar as próprias perguntas

Um atleta do coração: o ator
Stanislavski e a imaginação
Brecht e o estranhamento

Um ato de vontade sã e precisa: a formação
Uma aventura de múltiplos gestos
Uma prática diária de ação coletiva
O palco e a sala de aula

O exercício da ação
A preparação
Avaliação e autoavaliação
A construção da ação dramática
Diálogo de ações
A fábula por trás do diálogo
Sobre o ofício do ator
Recuperando o repertório
As circunstâncias da ação
Os personagens
Um roteiro para analisar o texto
Corpo e imaginação
Ensaios
Imaginação criadora
O texto dramático
Mais uma vez o repertório
Um álbum de fotografias
Ator e personagem
Improvisando sobre o texto
O caminhar do personagem
As palavras no espaço
A cena
Apresentação e avaliação final

O invisível feito visível
A presença de Peter Brook
A abordagem do texto dramático
Os mestres
Teoria e prática
Um caminho que é único
Um sistema
 

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Superior
Educação de jovens e adultos
Ensino Médio

Temas Abordados

Arte-educação
Artes cênicas
Avaliação da aprendizagem
Bertolt Brecht
Constantin Stanislavski
Ensino de teatro
Formação continuada
Jogos dramáticos
Mediação
Metodologias
Peter Brook
Planejamento
Teatro
Newsletter

Assine nossa newsletter