Filosofia da criação
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Filosofia da criação: reflexões sobre o sentido do sensível


Marly Meira
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788587063748 3ª ed. 144 p. 16 cm x 23 cm

O texto de Marly Meira, autora de mérito reconhecido entre arte-educadores, reflete o seu profundo conhecimento de tudo o que diz respeito à prática estética, à filosofia, à criação, à arte... Escrevendo com sensibilidade e criticidade, Marly transporta o leitor ao mundo de suas interessantes reflexões sobre a aprendizagem da criação, transformando o livro na própria pedagogia do acontecimento. Com prefácio de João Francisco Duarte Jr. e um inédito glossário de termos em conhecimento estético, é um livro recomendado a todos que se envolvem com arte e com arte-educação.

R$ 54,00 R$ 48,60 Em até 6x de R$ 8,10 sem juros

Sumário

Prefácio
Uma pedagogia do acontecimento

João Francisco Duarte Jr.

Apresentação

Terra à vista

Novas buscas sobre o sentido do sensível
Arte no corpo
Prática estética ligada à existência e pedagogia do acontecimento
Visibilidade: uma concepção que alia o real ao visível
Glossário de termos: problemáticas do sensível que afetam a educação visual e a criação poética
Arte e acontecimento
Arte e comunicação
Arte e estética
Arte e sensibilidade
Autopoiética
Corpo e corporeidade
Cultura visual
Espetáculo visual
Experiência estética
Fenomenologia visual
Figura
Filosofia da imaginação
Forma
Gesto
Hermenêutica visual
Imagem
Imagem-máquina, imagem-tempo
Imagem virtual e atual
Mito
Mitopoética
Obra
Poiética
Poéticas visuais
Pós-moderno
Sincretismo
Tecnoimaginário
Teorias da arte

Olhar de sobrevoo
A imagem
Complicado saber que não nos vemos vendo
A cultura visual hoje se expande como pele virtual sobre o planeta
Cotidiano: acontecimento de plasticidade e visibilidade
Resta muito a pensar e ver para um educador
O que faremos com nossa capacidade de indignação e paixão?
As transformações notáveis sobre o pensamento visual
Saber como agir nas situações pedagógicas
Saberes do corpo
Imagética em campo político

Estética, pensamento visual e arte
A obra continua a produzir historia
O que o olhar tem a ver com a vida afetiva?
Prestando atenção à esteticidade cotidiana
O que distingue o gesto artístico dos demais?
Um labirinto de imagens a balizar
Gramática expositiva de vidências
O artista se faz artista pela obra
O campo caótico da estética do cotidiano
A visibilidade estética: o ver, o não ver e o trans-ver
Do sensível ao pensável: trajetos e projetos
Ir além no plano das sensações
Imagens que aproximam a tempos e gestos
O gesto poético é simultaneamente estésico e estético
A multidiversidade que a sensibilidade exige
Imaginação e ação num contexto de imaginária ação
Acontecimento arte
Postura ética, política, cognoscitiva e relacional
Educar para recuperar a harmonia fundamental

A poética da criação
Educação visual
Pensamento por imagens
Acontecimento e pensamento
Intersubjetividade: presença da imagem, presença na imagem
Proposta para uma pedagogia do acontecimento visual
Inventar novas formas de pensar e amar
Aprendizagem da criação
O sentido do humano
Diferentes modos de conhecer atos criadores
Expressão e criação
Seres interpretantes
Compreender através do olhar
Questões importantes para uma compreensão da arte mais vinculada à intersubjetividade
Alternativas práticas para uma poiésis de pensar em imagens


 

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Superior
Ensino Médio

Temas Abordados

Aprendizagem
Aprendizagem da criação
Arte-educação
Artes plásticas
Artes visuais
Cultura visual
Estética
Ética
Filosofia
Formação continuada
Glossário de termos
Hermenêutica
Imagética
Pedagogia do acontecimento
Teorias da arte
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