Imagens que falam
0 Avaliações

Imagens que falam: leitura da arte na escola


Maria Helena Wagner Rossi
Disponibilidade: Indisponível ISBN 9788587063700 5ª ed. 144 p. 16 cm x 23 cm

A autora analisa como crianças e adolescentes interpretam diferentes tipos de imagens, trazendo vários exemplos de representações infantis e juvenis para melhor compreensão do leitor. Qualquer um que fizer essa leitura ficará fascinado com as maneiras engenhosas pelas quais os alunos tentam construir significados para diferentes imagens, desde obras de arte até anúncios publicitários. O livro é interessante para todas as pessoas que se interessam por leitura da arte, sejam gestores, professores, pais, artistas plásticos, arte- educadores, publicitários, designers ou outros.

R$ 49,00 R$ 44,10 Em até 6x de R$ 7,35 sem juros

Sumário

Prefácio
Dr.Michael J. Parsons

Introdução
Ler imagens, ler o mundo

Um conceito pleno de alfabetização
“Melhoria da qualidade do ensino da arte”: um slogan sem sentido

Leitura estética
A presença da imagem na sala de aula
O papel da arte na educação ganha nova dimensão
Recepção, fruição, apreciação ou leitura estética?
Leitura estética: interpretar o sentido da arte
Compreensão estética e desenvolvimento humano
Teorias do desenvolvimento estético

Uma pesquisa no contexto brasileiro
168 alunos entrevistados
Diferentes materiais analisados
Investigando a leitura dos alunos frente às imagens
O desafio da entrevistadora à confrontação de ideias

Como os alunos interpretam as imagens?
Quem ou o quê define o sentido da imagem?
A relação imagem-mundo (I-M): a imagem como representação do mundo
A relação imagem-artista (I-A): decifrando as intenções do artista
A relação imagem-leitor (I-L): consciência da atribuição
de sentidos pelo aluno
A narrativa: a imagem se torna animada
Uma interpretação pelo sentido referencial
Em busca da mensagem da obra

O julgamento na leitura estética
As cores de uma imagem: vários tipos de julgamento
O tema da imagem: tema bom - imagem boa
O realismo da imagem: valorizando a semelhança com o real
O critério da expressividade da obra: nem sempre o mais
belo é o melhor
Outros critérios

A leitura de diferentes materiais
A fotografia da instalação “É um Homem, Sem Título Parte II” (Kapoor)
Uma imagem publicitária
A interatividade na instalação Trans-e: my body, my blood (Diana Domingues)

Uma proposta de classificação:
três níveis de pensamento estético

O Nível I
O Nível II
O Nível III

A questão da familiaridade dos alunos com a arte

Leitura estética na escola: significado
para a vida ou exercício escolar?


 

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Superior
Educação Infantil
Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais

Temas Abordados

Ana Mae Barbosa
Arte contemporânea
Arte-educação
Artes visuais
Atividades práticas
Ensino da arte
Estética
Leitura de imagens
Metodologias
Michael Parsons
Pesquisa em educação
Planejamento
Newsletter

Assine nossa newsletter