Esta obra destina-se a professores que atuam com jovens e adultos, trazendo uma proposta convidativa para que exercitem o teatro no sentido de despertar a imaginação dos alunos, sua sensibilidade e seu fazer estético. Segundo as organizadoras, exercícios e improvisações teatrais favorecem o alargamento dos referenciais semânticos e de conhecimento de jovens e adultos tanto no que se refere ao estar em cena quanto ao ser plateia. Sob essa ótica, defendem o ensino do teatro na escola como possibilidade de troca, de transformação das relações sociais e de ampliação das visões de mundo, ou seja, um encontro entre seres humanos que aprendem entre si e se enriquecem mutuamente.
Apresentação
Vera Lúcia Bertoni dos Santos
Ator: corpo e ação
Mirna Spritzer
Atuação, interpretação e representação
Sobre repertórios
Pedagogia do teatro
Teatro e conhecimento
Vera Lúcia Bertoni dos Santos
O teatro na escola
Oficina de iniciação teatral
Adriana Serrão Schneider, Daniela Dutra Silveira, Leonardo Costa Dias,
Luciana Rodrigues Marcon, Márcia Kopczynski de Freitas Filha,Patrícia Cristina Schlichting e Vera Lúcia Bertoni dos Santos
Aula 1: O começo
Aula 2: Enamorados
Aula 3: Objeto imaginário
Aula 4: Onde, quem e o quê?
Aula 5: Espelho
Aula 6: Retrospectiva
Aula 7: Surgem os mendigos
Aula 8: Dona maria
Aula 9: A aula das sensações
Aula 10: Blablação e valsa
Aula 11: O retorno dos mendigos e o começo da chuva
Aula 12: Teatro é
Aula 13: Ambientação sonora e composição das minicenas
Aula 14: Apresentação e piquenique
Reflexos da experiência
Vera Lúcia Bertoni dos Santos
Teatro como encontro
Para uma pedagogia vocal no teatro
Professor e aluno construindo identidades na prática teatral
O valor da memória na formação docente
Qualificação da prática teatral, apreciação e avaliação
Do individual ao coletivo: desafios da ação pedagógica na iniciação teatral