Teatro e dança
0 Avaliações

Teatro e dança: nos anos iniciais


Taís Ferreira e Maria Fonseca Falkembach
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577060740 1ª ed. 136 p. 16 cm x 23 cm

A intenção desta publicação é convidar todas as escolas do país a praticar o teatro e a dança, oportunizando, por meio de atividades prazerosas e lúdicas, o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo das crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais. Articuladas à teoria, encontram-se sequências didáticas e interessantes práticas pedagógicas, provocando os educadores a, junto com as crianças, criar figurinos e cenários, inventar personagens, sons, movimentos e coreografias. Constitui-se numa completa orientação a professores e gestores sobre a importância de integrar essas áreas ao currículo escolar do Ensino Fundamental.

R$ 48,00 R$ 43,20 Em até 6x de R$ 7,20 sem juros

Sumário

Apresentação
Taís Ferreira


Teatro na sala de aula, no pátio, na biblioteca, no auditório, na rua
Taís Ferreira

Sala de aula é lugar de fazer teatro?
O que é teatro? Possibilidades na escola
Como iniciar uma abordagem do teatro na sala de aula?
A prática teatral com crianças
Jogo dramático infantil
Jogo teatral
Improvisação teatral
Proposta de sequência didática
Vamos fazer e conhecer teatro jogando?
Primeiro encontro: o que é teatro?
Segundo encontro: o jogo com o outro
Terceiro encontro: o corpo fala e conta
Quarto encontro: oralidade: ouvir, dialogar, contar e narrar
Quinto encontro: espaços cênicos
Sexto encontro: elementos cênicos
Sétimo encontro: sonoridades e música de cena
Oitavo encontro: iluminação e teatro de sombras
Nono encontro: figurinos e personagens
Décimo encontro: que histórias queremos
contar por meio do teatro?
Ideias para um projeto
Primeiro passo: roda de perguntas
Segundo passo: elaboração do projeto
Exemplos de possíveis produtos finais
Terceiro passo: sugestões de ações
Quarto passo: as crianças como protagonistas
A ida ao teatro

Quem disse que não tem espaço para a dança na escola?
Maria Fonseca Falkembach

O que veio antes: o corpo ou a dança?
Experiências de ensino-aprendizagem em dança
Volume do corpo
Formas do corpo e movimentos tridimensionais
Trajetórias do corpo na cinesfera
Posição do corpo no espaço
Deslocamento no espaço
Qualidade do movimento
Fator espaço
Fator tempo
Fator peso
Fator fluxo
A arquitetura espacial: transformando a forma do corpo e do movimento
Consciência do corpo
Resposta cinestésica
A questão do ritmo
Composição em dança
Então, o que é coreografia?
Coreografia a partir de um tema
Criando uma coreografia: um exemplo
Coreografia improvisada em espaço inusitado
Coreografando com símbolos
Como montar uma aula de dança?
Últimas sugestões: as últimas serão as primeiras

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Educação Infantil

Temas Abordados

Apreciação teatral
Aprendizagem
Artes cênicas
Atividades práticas
Brincadeiras
Cinestesia
Coreografia
Corpo e movimento
Currículo
Dança
Ensino de teatro
Ensino da dança
Infância
Jogos dramáticos
Ludicidade
Mediação
Metodologias
Planejamento
Projetos
Protagonismo
Ritmo
Teatro
Newsletter

Assine nossa newsletter