Atualidade da educação bilíngue para surdos (Vol. 2)
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Atualidade da educação bilíngue para surdos (Vol. 2): interfaces entre pedagogia e linguística


Carlos Skliar (Org.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788587063274 6ª ed. 208 p. 16 cm x 23 cm

O volume 2, Interfaces entre pedagogia e linguística, reúne ensaios e relatos de experiências de educadores com a alfabetização dos surdos, com a escrita e a leitura de crianças surdas, da sua relação com pais ouvintes e suas famílias, entre outros temas. As questões discutidas constituem, de forma implícita ou explícita, uma reflexão da natureza heterogênea, descontínua e rica sobre a educação bilíngue para surdos. Reúne fundamentos teórico-práticos norteadores de experiências em instituições educacionais contemporâneas, constituindo-se em um clássico no gênero.

R$ 56,00 R$ 50,40 Em até 6x de R$ 8,40 sem juros

Sumário

Apresentação: a localização política da educação bilíngue para surdos
Carlos Skliar

Bilinguismo dos surdos
Kristina Svartholm

Aquisição do português como segunda língua:
uma proposta de currículo para o Instituto Nacional de Educação de Surdos

Alice Maria da Fonseca Freire

La lengua escrita: ese esquivo objeto
de la pedagogía para sordos y oyentes

Carlos Sánchez

Importancia de las estrategias y recursos de la maestra sorda en el proceso de enseñanza-aprendisaje de la lengua escrita
Maria Pilar Fernández Viader
Esther Pertusa
Marta Vinardell

É possível ser surdo em português?
Língua de sinais e escrita:
em busca de uma aproximação

Sueli Fernandes

Adquisición de la lectura y escrita
en niños sordos en una escuela bilíngüe

Mónica Elizabeth Castilla
Susana Ortega de Hocevar
Silvia Mirian Duhart

O som: este ilustre desconhecido
Eulalia Fernandes

A questão da autoria nas produções
escritas de adolescentes surdos

Maria Cristina da Cunha Pereira
Carmen Lucia de Oliveira

Famílias, crianças surdas, o mundo
dos surdos e os profissionais da audiologia

Robert J. Hoffmeister

Línguas e identificações: as crianças
surdas entre o sim e o não

Luis Behares

Surdos oralizados e identidades surdas
Paula Botelho

Produções do período pré-linguístico
Lodenir Becker Karnopp

O inicial e o tardio na aquisição
da linguagem: aspectos de questão
WH na Língua Americana de Sinais

Diane Lillo-Martin
Carole T. Boster
Kazumi Matsuoka
Michiko Nohara

Diversidade e unidade nas línguas de sinais:
LIBRAS e ASL

Ronice Muller de Quadros

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Educação de jovens e adultos
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Superior
Educação Infantil

Temas Abordados

Alfabetização
Aprendizagem
Carlos Skliar
Currículo
Diferenças
Formação continuada
Gestão
Inclusão
Intérprete de Libras
Libras
Metodologias
Políticas públicas
Projetos
Surdez
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