Avaliação formativa
0 Avaliações

Avaliação formativa: pressupostos teóricos e práticos


Janssen Felipe da Silva
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061297 5ª ed. 96 p. 17cm x 25 cm

Avaliação formativa é uma obra que reflete o conhecimento do autor sobre o chão da escola, sobre os modelos e os processos de formação de professores, sobre as políticas educacionais e, particularmente, sobre as políticas de avaliação. Suas reflexões críticas e propositivas resultam neste texto sobre avaliação formativa em um contexto de transição paradigmática, destacando a importância de uma pedagogia diferenciada. Em suas proposições, tece orientações metodológicas sobre o processo e sobre os instrumentos de avaliação adequados à essa concepção de avaliação.

R$ 48,00 R$ 43,20 Em até 6x de R$ 7,20 sem juros

Sumário

Prefácio
Pilares da avaliação

Jussara Hoffmann

Introdução - Um convite ao diálogo

Cenário educacional: complexidade,
ambivalência e possibilidades

A complexidade da transição
Abertura às possibilidades e às incertezas

Crises e emergências no campo da educação
O campo educacional como lócus de luta política
O desencanto da rotina escolar

Pressupostos da avaliação formativa
A pedagogia do encantamento
Educabilidade
Pedagogia diferenciada
Pesquisa como princípio do trabalho pedagógico
Centralidade nas aprendizagens significativas
Escola como lócus de aprendizagens, de multiplicidade
cultural, de tensão e aberta a mudanças
Currículo flexível e contextualizado
Projeto político-pedagógico como elemento articulador
e orientador da prática pedagógica
Compromisso social

Exigências sobre a práxis e a formação do professor
Prática como espaço de confrontação
e reconstrução da teoria
Capacidade de aprender permanentemente
Capacidade de interpretar
Capacidade de produzir saberes
Capacidade de superar desafios
Capacidade de ouvir, dialogar e argumentar
Professor como intelectual reflexivo transformador
Perspectiva multidimensional de formação

Desafios epistemológicos e práticos
Avaliação educacional constituinte e integradora
Instrumento de formação
Princípios norteadores
Procedimentos avaliativos
Natureza das tarefas e dos instrumentos avaliativos

Considerações finais

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Superior
Educação Infantil
Ensino Médio

Temas Abordados

Ambiente educativo
Aprendizagem
Avaliação formativa
Currículo
Diferenças
Diversidade
Docência
Erro construtivo
Formação continuada
Habilidades e competências
Instrumentos de avaliação
Lev Vygotsky
Metodologias
Pesquisa em educação
Políticas públicas
Relação professor/aluno
Newsletter

Assine nossa newsletter