Avaliação mediadora
0 Avaliações

Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade


Jussara Hoffmann
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061365 35ª ed. 192 p. 12 cm x 16,5 cm

Como efetivar a prática avaliativa mediadora da Educação Infantil à Universidade? Esse questionamento permeia o livro – considerado referência sobre esse tema no país – no qual a autora se propõe a apresentar pressupostos metodológicos da teoria em construção. Dentre os tópicos desenvolvidos, destacam-se: a concepção de aprendizagem atrelada à concepção mediadora, uma nova perspectiva na correção de testes e tarefas, o acompanhamento individualizado dos alunos, experiências exitosas no combate ao fracasso escolar no Ensino Médio e no Ensino Superior e a necessária mudança de postura pedagógica dos professores para a melhoria da educação. 
 

R$ 32,50 R$ 29,25 Em até 6x de R$ 4,88 sem juros

Sumário

Introdução

Por uma educação de qualidade
A avaliação classificatória assegura uma educação de qualidade?
Provas e notas: redes de segurança dos professores
Sucesso na escola e desenvolvimento do aluno

As charadas da avaliação
Por que um aluno não aprende?
Os responsáveis pelo fracasso:
professor, aluno ou sociedade?
O compromisso do professor
diante das diferenças individuais

A concepção de erro construtivo
A questão da subjetividade na correção de testes e tarefas
Gabaritos do professor ou entendimentos do aluno?
Uma prática mediadora em construção

Para que corrigir, professor?
A correção na expectativa
dos pais, alunos e professores
Aceitar versus valorizar
Professor, meu trabalho é nota 10?

Registros e relatórios de avaliação
O privilégio a questões
atitudinais nos relatórios
Ressignificando relatórios de acompanhamento

Avaliação no Ensino Médio e no Ensino Superior
Posturas conservadoras
Alunos desinteressados e desatentos?
Tempo e disponibilidade: entraves do processo?
O acompanhamento individualizado
A formação de um profissional competente

A reconstrução das práticas avaliativas
Uma experiência em avaliação mediadora na universidade
Avaliação mediadora em prática de ensino

Uma postura de vida
O resgate do cotidiano
O aperfeiçoamento pedagógico
O ressignificado da avaliação da aprendizagem
 

BNCC

Níveis de Educação

Educação Infantil
Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Superior
Educação de jovens e adultos

Temas Abordados

Aprendizagem
Avaliação mediadora
Diferenças
Formação continuada
Gestão
Inclusão
Instrumentos de avaliação
Interação
Jean Piaget
Lev Vygotsky
Matemática
Mediação
Metodologias
Portfólios
Relação professor/aluno
Relação escola-família
Relatórios de avaliação
Newsletter

Assine nossa newsletter