Avaliar
0 Avaliações

Avaliar: respeitar primeiro, educar depois


Jussara Hoffmann
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061303 5ª ed. 184 p. 14 cm x 21 cm

Assim como as peças que formam a imagem do mosaico que ilustra toda obra, ela se compõe de uma série de artigos e de entrevistas da autora sobre assuntos de debates com professores e gestores ao longo de duas décadas de atuação em programas de formação continuada. O fio condutor dos temas abordados é a concepção de avaliação mediadora como essencial a uma escola inclusiva: uma escola para todos, sem preconceitos, sem punições e obstáculos, mas com apoio pedagógico adequado em respeito aos diferentes jeitos de ser e de aprender de crianças, jovens e adultos. Destacam-se temas como o atendimento individual a alunos com dificuldades, a importância da alfabetização para a aprendizagem em todas as áreas, a importância dos relatórios de avaliação para alunos e professores, entre outros. Destaca-se as entrevistas dadas por Jussara Hoffmann a jornais e periódicos, reproduzidas nos capítulos finais, sobre questões polêmicas do cotidiano escolar, tais como metodologias em avaliação mediadora, o uso das provas e notas,  a concepção de autoavaliação dos alunos e posturas pedagógicas.
 

R$ 49,00 R$ 44,10 Em até 6x de R$ 7,35 sem juros

Sumário

Introdução
Marcas de uma trajetória


Respeitar primeiro, educar depois

Procuram-se professores

Um passo pra frente, dois pra trás

Um apagão na educação

Os pais na escola: participar ou decidir?

Volta às aulas: alunos ou pessoas, professor?


Tempo de admiração e não de reprovação

Acesso ou permanência?

Enturmação

A escola quer alunos diferentes?

Mãe, passa pela minha escola?

Relatórios de avaliação 1:
compreender e compartilhar histórias


Relatórios de avaliação 2:
do agir ao pensar na formação docente


Avaliação mediadora é formativa?

Educar primeiro para não aprisionar depois!

Dizer não ou educar para o não?

Leitura e avaliação:
nas entrelinhas dos textos e contextos


Brasil: um país de leitores?

Aprender a ler ou gostar de ler?

Por uma mudança efetiva da avaliação

Práticas avaliativas e instrumentos de avaliação

Refletindo sobre a autoavaliação


 

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Superior
Educação Infantil
Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais

Temas Abordados

Alfabetização
Aprendizagem
Avaliação formativa
Avaliação mediadora
Bullying
Currículo
Diferenças
Diversidade
Docência
Elaboração de testes
Formação continuada
Gestão
Inclusão
Indisciplina
Instrumentos de avaliação
Interação
Leitura
Leitura literária
Letramento
Mediação
Metodologias
Políticas públicas
Portfólios
Relação professor/aluno
Protagonismo
Relação escola-família
Relatórios de avaliação
Newsletter

Assine nossa newsletter