Estabelecendo relações entre os caminhos da aprendizagem e o Caminho de Santiago vivido pela autora, a obra consolida a teoria de avaliação mediadora que Jussara Hoffmann veio delineando ao longo de vários anos por meio de pesquisas e projetos de extensão em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio e em programas de formação docente. Apresenta, nesse sentido, cinco princípios norteadores da teoria de avaliação mediadora: 1. novos rumos da avaliação neste século ; 2. outra concepção de tempo em avaliação – contínuo e processual; 3. a multidimensionalidade e indivisibilidade do ato avaliativo; 4. a concepção mediadora e o papel do professor; 5. elaboração de instrumentos de avaliação, de relatórios e portfólios com base na teoria. Trata-se de uma obra de referência no tema, cujos preceitos estão em consonância com as diretrizes legais atuais, tais como a BNCC, e que referendam a concepção de avaliação defendida pela autora em respeito à diversidade do contexto educacional e como compromisso da escola com a educação integral de todos os alunos.
Introdução
Buscando caminhos
Apresentação
Rumos da avaliação neste século
A avaliação a serviço da ação
Uma ação que se projeta no futuro
Reprovar ou não reprovar?
Provas de recuperação versus estudos paralelos
Conselhos de classe versus “conselhos de classe"
Avaliação como um princípio ético
Avanços em educação
A participação das famílias
Avaliação e inclusão
Outra concepção de tempo em avaliação
O aprendiz determina o próprio
tempo de aprendizagem
Cada passo é uma grande conquista
Todo aprendiz está sempre a caminho
É importante refletir a cada passo
Autoavaliação como processo cotidiano
As múltiplas dimensões da avaliação
Delineando objetivos
Aprofundando e ampliando o olhar
A análise qualitativa: múltiplas dimensões
Os procedimentos avaliativos e o cenário educativo
Avaliação como diálogo, problematização e interação
Avaliação e mediação
A dinâmica da avaliação mediadora
Mediando a mobilização
Qual o papel do avaliador na etapa de mobilização?
A investigação das concepções prévias
Concepções prévias e condições prévias
Como provocar o interesse e a necessidade de aprender?
Mediando as experiências educativas
Observando o aluno em ação
Atividades diversificadas e diferenciadas
Mediando a expressão do conhecimento
Tarefas gradativas, articuladas e conectadas
Respeito às diferentes formas de expressão
Instrumentos de avaliação e registros em avaliação mediadora
Instrumentos a serviço das concepções
Critérios de correção de tarefas
Alguns cuidados na elaboração de tarefas avaliativas
Dossiês, portfólios, relatórios de avaliação
Jussara Hoffmann
17 cm x 25 cm
18ª ed. 160 p.