BLOG


YVY PORÃ PORAU: ATIVIDADES DE LEITURA E PESQUISA A PARTIR DA LEITURA DA OBRA

07/08/2020 / Ângela Hofmann (autora da obra) e Jussara Hoffmann (coordenadora editorial)

Yvy Porã Porau e o Rio de Mel é um lindo conto inspirado na história de luta pela sobrevivência de muitos povos indígenas que povoam o nosso país. A magia da história é a generosidade, a cooperação, o respeito ao outro em busca do bem comum. o leitor passará da tristeza de um povo indígena com dificuldade de sobreviver à gratidão à sua enorme alegria por voltar a ter alimentos, filhos, animais, flores, o mel. 

O ato de ler esta obra sobre a história de um povo indígena com dificuldades de sobrevivência poderá suscitar entre estudantes de todas as idades a discussão sobre as dificuldades e necessidades dos povos indígenas em nosso país. Não apenas deles, mas dos povos africanos, dos imigrantes de vários países, que passam dificuldade para sobrevivem e que formam esse mosaico brasileiro multicultural, multilinguístico, multirracial, multiétnico, tão grande, tão diverso e tão plural. 

A autora mescla o texto, em Língua Portuguesa, com expressões indígenas da Língua Tupi e Tupi-Guarani para tornar a história mais real. Para auxiliar os leitores a compreender o texto, insere um glossário de termos ao final do livro, que intitula “Falando a Língua de Yvy Porã Porau”. As belíssimas e sensíveis ilustrações de Dane D'Angeli vão além do texto, configurando com maestria a arte e a cultura desses povos indígenas, transformando-se em um elemento paralelo de imaginação e de exploração pelos leitores.




Ler Mais

VÍDEO "COMO PENSAR E TRABALHAR A ARTE (QUE ARTE) NA ESCOLA?

16/06/2020 / Susana Rangel

Organizadora dos livros Arte Contemporânea na Educação Infantil e Artes no Universo Infantil, também uma das Coordenadoras da Coleção Arte-Educação da @editoramediacao, Susana Rangel conversa com professores e gestores sobre a importância da arte no currículo de Educação Infantil. 

Ler Mais

POR QUE PROVAS CONTINUAM A SER FEITAS NA MAIORIA DAS ESCOLAS?

09/04/2020 / Jussara Hoffmann

Jussara Hoffmann elucida algumas dúvidas muito frequentes dos professores a respeito do uso de instrumentos de avaliação em avaliação e de mudanças necessárias no processo avaliativo para lidar com as mudanças das escolas neste século e das novas diretrizes legais em educação.

Ler Mais

PROJETOS PEDAGÓGICOS NÃO NASCEM NA CABEÇA DE UM PROFESSOR

02/04/2020 / Pollyanna Rosa Ribeiro e Keyla Andrea Santiago Oliveira

Os projetos de trabalho consideram a criança protagonista do processo educativo. A todo momento ela é convocada a participar, agir, interpretar, tomar decisões, selecionar, dialogar, investigar, trocar informações, se deparar com dúvidas, elaborar questões, estabelecer relações, comparar, produzir, analisar, enfim, ampliar seu conhecimento. 

Ler Mais
Newsletter

Assine nossa newsletter