BLOG


PROJETOS PEDAGÓGICOS NÃO NASCEM NA CABEÇA DE UM PROFESSOR

02/04/2020 / Pollyanna Rosa Ribeiro e Keyla Andrea Santiago Oliveira

Os projetos de trabalho consideram a criança protagonista do processo educativo. A todo momento ela é convocada a participar, agir, interpretar, tomar decisões, selecionar, dialogar, investigar, trocar informações, se deparar com dúvidas, elaborar questões, estabelecer relações, comparar, produzir, analisar, enfim, ampliar seu conhecimento. 

Ler Mais

ALUNOS EM CASA: AVALIAÇÃO VIRTUAL?

19/03/2020 / Jussara Hoffmann

O fechamento das escolas como prevenção ao aumento de contaminação do Coronavírus coloca um novo e importante desafio a gestores e educadores: como minimizar o prejuízo a milhões de estudantes e famílias provocado pelo fechamento de escolas e universidades em vários países do mundo? Jussara Hoffmann traz algumas reflexões sobre essa questão, enfatizando a necessidade do acompanhamento individual aos alunos e o papel mediador dos professores.

Ler Mais

Quando avaliar os alunos? Uma questão sempre presente em avaliação mediadora

08/08/2019 / Jussara Hoffmann

Costumo ouvir de professores que eles avaliam todos os dias, todos os momentos, continuamente. Por certo, a avaliação é inerente à ação educativa e se faz presente no cotidiano da sala de aula, ao professor perguntar, olhar os cadernos, dar orientações, corrigir uma tarefa

Ler Mais

Literatura Infantil nos anos iniciais

07/08/2019 / Jussara Hoffmann

Renata Cavalcanti Eichenberg escreve sobre o fomento da literatura infantil nos anos iniciais e o método de leitura literária que apresenta no livro "De mãos dadas com a leitura".

Ler Mais
Newsletter

Assine nossa newsletter