A autora cria e apresenta um método de ensino de leitura literária que denomina de “Brincar de ler”, organizado e testado por ela com alunos de segundo ao quarto ano do Ensino Fundamental. Partindo de momentos lúdicos com os livros, apresenta exemplos detalhados da metodologia desenvolvida nas etapas de interpretação, de reflexão sobre a leitura, de apropriação do texto, de realização de atividades criativas e de produção textual pelas crianças, por meio do trabalho com obras da literatura infantojuvenil. Estabelecendo uma relação simétrica e íntima entre a obra literária e o pequeno leitor, o professor tem a chance de colaborar para despertar nas crianças o gosto pela leitura e a escrita.
Apresentação: Em busca da leitura
Parte I: Leitura, prazer em conhecê-la!
A leitura não dispensa apresentações
A leitura do texto
A leitura literária
A leitura literária e os estudos sobre a metáfora
A leitura metafórica e a leitura narrativa
O mundo do texto e o mundo do leitor
A compreensão do texto literário pelo leitor
A interpretação do texto literário pelo leitor
A apropriação do texto literário pelo leitor
O prazer da leitura literária
A leitura ainda criança
A imaginação infantil
A imaginação e a literatura
A leitura literária como propulsora da imaginação
A brincadeira como antecedente da leitura literária
As particularidades da literatura infantil
A leitura vai à escola
O compromisso do professor
Ler é também brincar
O jogo interpretativo da obra literária
Ler é também se conhecer
As regras do jogo literário
Ler é também criar
A brincadeira com a leitura na escola
Primeira etapa: o momento lúdico
Segunda etapa: a leitura do livro
Terceira etapa: a reflexão sobre a leitura
Quarta etapa: a atividade criativa
Quinta etapa: o desfecho lúdico
As unidades para aplicação do método Brincar de ler
Parte II: Leitura, vamos dar as mãos?
A unidade "quem sou eu"?
1. Identidade
2. Segredos
3. Desejos
4. Gostos
5. Problemas
6. Medos
7. Família
8. Amigos
9. Escola
10. Sociedade
A unidade "eu no mundo das linguagens"
1. Literatura e imagem
2. Literatura e colagem
3. Literatura e culinária
4. Literatura e pintura
5. Literatura e artesanato
6. Literatura e música
7. Literatura e teatro
8. Literatura e cinema
9. Literatura e RPG
A unidade "eu sou as minhas leituras"
1. Personagem
2. Espaço
3. Tempo
4. Ação
5. Narrativa
6. Poema
Parte III: De mãos das com a leitura na escola!
De mãos dadas com a leitura
As obras literárias brincam com os leitores
Os leitores se transformam ao brincarem de ler na escola
A brincadeira com a leitura na escola deve continuar
Modelo de Ficha de Registro
Renata Cavalcanti Eichenberg
20 cm x 27 cm
1ª ed. 160 p.