A aprovação da Base Nacional Comum da Formação da Formação de Professores da Educação Básica, proposta pelo MEC recentemente, desencadeou uma série de discussões sobre a formação docente em licenciaturas e cursos de pedagogia em todas as faculdades, universidades e instituições públicas e particulares de ensino do país. Além das competências gerais, a Base menciona quatro competências específicas a serem desenvolvidas em cada uma das seguintes dimensões: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional. Mas como mobilizar as competências requeridas em processos de formação docente? Se é desejável que o professor tenha por intenção a educação integral dos alunos, atento às necessidades de uma realidade em constante mudança, é preciso oferecer também a esses profissionais uma formação também diferente dos tradicionais modelos vigentes. Os cinco autores aqui reunidos, a partir de uma rica experiência como docentes e pesquisadores, trazem uma rica contribuição para que se avance nesse sentido, analisando com profundidade várias questões relativas ao ser professor e à sua formação, com o intuito de constituir importantes subsídios para essa discussão. Seus textos abordam temas como planejamento, encontros e desencontros de diferentes saberes, relações entre quem ensina e quem aprende, o uso de diferentes metodologias, concepções de avaliação entre professores e a importância da pesquisa na formação inicial e continuada. Dessa forma, a obra contribui sobremaneira para desvelar a complexidade em que estão envolvidas as instituições escolares, bem como traz orientações significativas para programas de formação continuada.
Apresentação
Lizete Shizue Bomura Maciel
Alexandre Shigunov Neto
Trabalho docente e produção de conhecimento
Roseli Aparecida Cação Fontana
Ana Lúcia Guedes-Pinto
A professora em silêncio: fragmentos de um processo singular de constituição
Roseli Aparecida Cação Fontana
A relação entre a formação inicial e a profissão docente: memórias e narrativas
Ana Lúcia Guedes-Pinto
Professores iniciantes: pesquisa e organização do ensino no cotidiano escolar
Ana Lúcia Guedes-Pinto
A pesquisa na formação reflexiva do futuro professor
Lizete Shizue Bomura Maciel
Investigação de saberes docentes sobre avaliação da aprendizagem
Marli André
Formação do professor e superação do fracasso escolar
Pedro Demo
Sobre os autores
Alexandre Shigunov Neto e Lizete Shizue Bomura Maciel (Orgs.)
16 cm x 23 cm
3ª ed. 128 p.