A inclusão de uma parte diversificada no currículo do Ensino Médio sugere que as escolas busquem novas formas de abordagem para o conhecimento em áreas específicas, explorando aspectos e contextos que comumente não são abordados no âmbito do Ensino Médio. É justamente o que os autores deste livro pretendem ao trazerem sugestões de aulas práticas e de laboratório. Com base em conteúdos que constam da grade curricular, sugerem aos professores de Física um interessante rol de experiências e atividades organizadas por eles, com comentários e alternativas de aplicação em diferentes contextos educativos.
Prefácio
Edson Luiz Lindner
Claudete Reichelt Ely
Apresentação
César Augusto Steffens
Marlusa Benedetti da Rosa
Que medida é esta?
Princípios orientadores
Objetivos
Abordagem metodológica
Avaliação
Atividades práticas/experiências de laboratório
Contar," chutar" ou estimar?
Qual a medida mais confiável?
"Chute” ou medida?
Qual a unidade de medida mais confiável?
Você realmente percebe o tempo passar?
Com a mão na massa!
Queimando neurônios!
O processo da "integral"
Temperatura basal e pressão arterial
Pressão e volume no pulmão humano
Medidas "impossíveis"
Onde vocês está, terráqueo?
Que relação é esta?
Princípios orientadores
Objetivos
Abordagem metodológica
Avaliação
Atividades práticas e/ou experiências de laboratório
Qual é o seu tempo de reação?
Precisão e algarismos significativos
Grandezas diretamente proporcionais?
Proporcionalidade! Para quê?
Um número bastante estranho
Câmera escura
Existe relação entre as grandezas?
Áreas de quadrados
O pêndulo e seu comprimento
Que função é esta?
Princípios orientadores
Objetivos
Abordagem metodológica
Comentários
Atividades práticas e/ou experiências de laboratório
Imagens em lentes convergentes
Aquecimento da água
Amortecimento do pêndulo
Resfriamento da água
Espelhos em ângulo
A primeira Lei de Ohm
A segunda Lei de Ohm
Trilho inclinado
Gota no óleo
Vazão de água
Leme do barco
Passo a passo
Edson Luiz Lindner e Claudete Reichelt Ely (Orgs.)
16 cm x 23 cm
1ª ed. 152 p.