Educação Ambiental: da teoria à prática

Código: 9788577060764
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Reúnem-se, nesta publicação, pesquisadores, professores e estudantes que vêm pesquisando e estudando as questões da Educação Ambiental. Os textos introdutórios trazem estudos sobre ecologia, ecossistema, biodiversidade e outros. Tais teorias aparecem contextualizadas em atividades e/ou relato de projetos desenvolvidos com estudantes do Ensino Fundamental e Médio sobre temáticas como preservação de espécies, reservas naturais, lixo, relação lazer e educação ambiental.


Apresentação
Cassiano Pamplona Lisboa
Eunice Aita Isaia Kindel


Refletindo sobre o Ambiente
Edson Luiz Lindner


Educação Ambiental nos PCN
Eunice Aita Isaia Kindel
Para além da visão antropocêntrica
Os PCN: transversalidade e potencialidades
Educação Ambiental a partir dos PCN

Integrando sala de aula e ambiente
Candice Salerno Gonçalves
Luciana Schramm Diehl

Aplicação de questionário/diagnóstico
Questionário de sensibilização ambiental
Atividades sugeridas a partir das respostas às questões 1 e 2
Atividades sugeridas a partir das respostas à questão 3
Atividades sugeridas a partir das respostas às questões 4, 5 e 6
Em relação à avaliação

Gincana Ambiental: o despertar para uma prática possível
Carolina Christmann Cavedon

Por que uma gincana ambiental?
A gincana

Educação Ambiental Lúdica: diálogos do Corpo, Lazer e Arte
Fabiano Weber da Silva
Yanina Micaela Sammarco
Andréa Ferreira Teixeira

O corpo
O lazer ambiental
A Arte-Ambiental
A Arte, o lazer e o corpo para uma Educação Ambiental lúdica

Educação Ambiental integrada: construindo na escola o Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU)
Cleonice de Carvalho Silva
Rualdo Menegat

Introdução: crítica à Geografia tradicional
e a busca da cognição da paisagem
A implantação do LIAU: novas práticas
e estratégias educacionais
Algumas reflexões em torno da experiência
Repercussões de um trabalho inicial

Instrumentos de avaliação de resultados: conhecendo e aperfeiçoando a atuação do educador ambiental e do Instituto Curicaca
Patrícia Vianna Bohrer
Alexandre José Diehl Krob

A Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica
O plano de avaliação
Por que foram escolhidos esses indicadores e verificadores?
Os objetivos de cada indicador
O que estamos apreendendo com o plano de avaliação?

Itinerário de formação: reflexões acerca de um curso sobre Educação Ambiental
Cassiano Pamplona Lisboa

Considerações iniciais: sobre fluxos e padrões
(o papel da escrita e da troca de ideias)
Aprendendo a refletir: sobre a importância
de compreender a vida e o papel da Educação Ambiental nesse processo
Aprendendo a caminhar juntos: relatos e reflexões sobre o curso de Educação Ambiental
Organizando a casa
Tudo pronto para o começo
O início
Primeiro encontro
Segundo encontro
Terceiro encontro
A saída a campo
Considerações finais

Ecologia e Educação Ambiental: temas para um diálogo conceitual
Milton de Souza Mendonça Junior

Uma ponte entre universidade e Educação Ambiental
Ecologia teórica, Ecologia mutável e a apropriação de conceitos
Revendo conceitos
Equilíbrio da natureza: um mito moderno
A competição não move o mundo sozinha
Conclusão sobre um processo inconcluso

Unidades de conservação, Educação Ambiental e negociação de conflitos
Rodrigo Cambará Printes


Cassiano Pamplona Lisboa e Eunice A. I. Kindel (Orgs.)
17,5 cm x 25 cm
1ª ed. 144 p.

Produtos relacionados

Pague com
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos
  • Site Seguro

Editora Mediação - CNPJ: 01.602.177/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2021

Tema Agência Groomb | Plataforma Loja Integrada | Implantado por Consultor Net