Educação especial: diálogo e pluralidade

Código: 9788577060320
R$ 63,00 R$ 50,40
até 3x de R$ 16,80 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 50,40 sem juros
    • 2x de R$ 25,20 sem juros
    • 3x de R$ 16,80 sem juros
    • 1x de R$ 50,40 sem juros
    • 2x de R$ 25,20 sem juros
    • 3x de R$ 16,80 sem juros
  • R$ 50,40 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Este é um irrecusável convite a gestores e educadores para sentarem na roda das discussões que aqui se travam em torno da Educação Especial e de processos inclusivos. Pode-se afirmar que o livro contempla o que há de mais atual em termos de estudos sobre a inclusão. Interessante ver como se compõem as discussões, uma vez que cada tema é debatido por vários especialistas, ganhando contornos diferenciados e cada vez mais nítidos no decorrer da leitura. Escolha uma cadeira e faça parte desse debate!


Apresentação
Parte I
Políticas de educação e a produção do conhecimento na área de educação especial

Políticas inclusivas na educação: do global ao local

Rosalba Maria Cardoso Garcia (UFCS)

Sobre mecanismos de (re)produção de sentidos das políticas educacionais
Rosângela Gavioli Prieto (USP)

Parte II
A abordagem histórico-cultural e a pesquisa em educação especial

As contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa em educação especial
Maria Cecília Rafael de Góes (UNIMEP)

As contribuições da abordagem histórico-cultural para a
pesquisa sobre os processos de aprendizagem da
pessoa com deficiência mental

Alexandra Ayach Anache (UFMS)

As contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa sobre a inclusão da criança com deficiência no contexto da escola de Educação Infantil
Sonia Lopes Victor (UFES)

Parte III
O pensamento de Gregory Bateson e a educação

“Batesonianas”: uma aventura entre a epistemologia e a educação
Claudio Roberto Baptista (UFRGS)

O sujeito da educação especial: reflexões provocadas pela perspectiva sistêmica
Ana Dorziat (UFPB)

Reflexões sobre Bateson e educação
Maria Cecília Carareto Ferreira (UFB)

Parte IV
O pensamento de Pierre Bourdieu e a educação

As teorizações de Pierre Bourdieu e suas implicações para a educação especial: uma análise preliminar
José Geraldo Silveira Bueno (PUC/SP)

Esboço de um breve diálogo: contribuições de
Pierre Bourdieu nas pesquisas em educação especial

Katia Regina Moreno Caiado (PUC/Camp)

Educação especial e Pierre Bourdieu: algumas contribuições
Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (UFMS)

Parte V
Pesquisa-ação nas pesquisas em educação especial


O que nos impulsiona a pensar a pesquisa-ação
colaborativo-crítica como possibilidade de instituição de práticas educacionais mais inclusivas?

Denise Meyrelles de Jesus (UFES)

Pesquisa-ação numa perspectiva inclusiva: reflexões e ações
Lúcia de Araújo Ramos Martins (UFRN)

Algumas reflexões sobre a pesquisa-ação e suas contribuições para a área de educação especial
Maria Amélia Almeida (UFSCar)

Pesquisa-ação nas pesquisas em educação especial: relato de uma experiência
Maria Inês Naujorks (UFSM)

Parte VI
Práticas pedagógicas: os desafios para a produção do conhecimento na educação especial


Quem pergunta “precisa” saber
Anna Maria Lunardi Padilha (UNIMEP)

Comentários: Anna, eu também sou uma pergunta
Hiran Pinel (UFES)

Das indagações ao cotidiano da sala de aula:
perspectivas de inclusão na universidade

Laura Ceretta Moreira (UFPR)

Dilemas da inclusão na educação básica frente
às diretrizes para a formação em pedagogia

Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto (UFES)

Parte VII
História, arte, educação


História, arte, educação: reflexões para
a prática de arte na educação especial

Lucia Reily (UNICAMP)

Imaginação, processo criativo e educação especial
Ivone Martins de Oliveira (UFES)

História, arte, educação: a importância
da arte na educação inclusiva

Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA)

Parte VIII
A educação especial e a questão da acessibilidade


Acessibilidade
Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes (UERJ)
Francisco de Paula Nunes Sobrinho (UERJ)

Acessibilidade: um aporte na legislação para o aprofundamento do tema na área de educação
Eduardo José Manzini (UNESP/Marília)

Acessibilidade da pessoa com deficiência para a construção de uma escola inclusiva: o currículo e a interação
Theresinha Guimarães Miranda (UFBA)


Claudio Roberto Baptista et al. (Orgs.)
16 cm x 23 cm
3ª ed. 304 p.

Produtos relacionados

R$ 63,00 R$ 50,40
até 3x de R$ 16,80 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos
  • Site Seguro

Editora Mediação - CNPJ: 01.602.177/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2021

Tema Agência Groomb | Plataforma Loja Integrada | Implantado por Consultor Net