Este é um irrecusável convite a gestores e educadores para sentarem na roda das discussões que aqui se travam em torno da Educação Especial e de processos inclusivos. Pode-se afirmar que o livro contempla o que há de mais atual em termos de estudos sobre a inclusão. Interessante ver como se compõem as discussões, uma vez que cada tema é debatido por vários especialistas, ganhando contornos diferenciados e cada vez mais nítidos no decorrer da leitura. Escolha uma cadeira e faça parte desse debate!
Apresentação
Parte I
Políticas de educação e a produção do conhecimento na área de educação especial
Políticas inclusivas na educação: do global ao local
Rosalba Maria Cardoso Garcia (UFCS)
Sobre mecanismos de (re)produção de sentidos das políticas educacionais
Rosângela Gavioli Prieto (USP)
Parte II
A abordagem histórico-cultural e a pesquisa em educação especial
As contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa em educação especial
Maria Cecília Rafael de Góes (UNIMEP)
As contribuições da abordagem histórico-cultural para a
pesquisa sobre os processos de aprendizagem da
pessoa com deficiência mental
Alexandra Ayach Anache (UFMS)
As contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa sobre a inclusão da criança com deficiência no contexto da escola de Educação Infantil
Sonia Lopes Victor (UFES)
Parte III
O pensamento de Gregory Bateson e a educação
“Batesonianas”: uma aventura entre a epistemologia e a educação
Claudio Roberto Baptista (UFRGS)
O sujeito da educação especial: reflexões provocadas pela perspectiva sistêmica
Ana Dorziat (UFPB)
Reflexões sobre Bateson e educação
Maria Cecília Carareto Ferreira (UFB)
Parte IV
O pensamento de Pierre Bourdieu e a educação
As teorizações de Pierre Bourdieu e suas implicações para a educação especial: uma análise preliminar
José Geraldo Silveira Bueno (PUC/SP)
Esboço de um breve diálogo: contribuições de
Pierre Bourdieu nas pesquisas em educação especial
Katia Regina Moreno Caiado (PUC/Camp)
Educação especial e Pierre Bourdieu: algumas contribuições
Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (UFMS)
Parte V
Pesquisa-ação nas pesquisas em educação especial
O que nos impulsiona a pensar a pesquisa-ação
colaborativo-crítica como possibilidade de instituição de práticas educacionais mais inclusivas?
Denise Meyrelles de Jesus (UFES)
Pesquisa-ação numa perspectiva inclusiva: reflexões e ações
Lúcia de Araújo Ramos Martins (UFRN)
Algumas reflexões sobre a pesquisa-ação e suas contribuições para a área de educação especial
Maria Amélia Almeida (UFSCar)
Pesquisa-ação nas pesquisas em educação especial: relato de uma experiência
Maria Inês Naujorks (UFSM)
Parte VI
Práticas pedagógicas: os desafios para a produção do conhecimento na educação especial
Quem pergunta “precisa” saber
Anna Maria Lunardi Padilha (UNIMEP)
Comentários: Anna, eu também sou uma pergunta
Hiran Pinel (UFES)
Das indagações ao cotidiano da sala de aula:
perspectivas de inclusão na universidade
Laura Ceretta Moreira (UFPR)
Dilemas da inclusão na educação básica frente
às diretrizes para a formação em pedagogia
Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto (UFES)
Parte VII
História, arte, educação
História, arte, educação: reflexões para
a prática de arte na educação especial
Lucia Reily (UNICAMP)
Imaginação, processo criativo e educação especial
Ivone Martins de Oliveira (UFES)
História, arte, educação: a importância
da arte na educação inclusiva
Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA)
Parte VIII
A educação especial e a questão da acessibilidade
Acessibilidade
Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes (UERJ)
Francisco de Paula Nunes Sobrinho (UERJ)
Acessibilidade: um aporte na legislação para o aprofundamento do tema na área de educação
Eduardo José Manzini (UNESP/Marília)
Acessibilidade da pessoa com deficiência para a construção de uma escola inclusiva: o currículo e a interação
Theresinha Guimarães Miranda (UFBA)
Claudio Roberto Baptista et al. (Orgs.)
16 cm x 23 cm
3ª ed. 304 p.