Com esta publicação, Rosita Edler Carvalho, se propõe a colocar os pingos nos is nas discussões sobre o tema da inclusão, defendendo a reestruturação das culturas, das políticas e das práticas escolares predominantemente elitistas e excludentes. Alerta que essas mudanças nas escolas públicas representam um processo complexo e não ocorrem por decretos ou modismos: para se incluir alunos com necessidades especiais nas escolas, há necessidade de reformas políticas e institucionais, bem como novas concepções de aprendizagem por parte do corpo docente. Para que os alunos incluídos se integrem social, educacional e emocionalmente com seus colegas e professores e tenham acesso pleno a uma efetiva aprendizagem é preciso o compromisso de todos. Destaca-se o prefácio de Jussara Hoffmann: Inclusão: sonhar um sonho possível, que introduz de forma sensível o espírito da obra.
Prefácio
Inclusão: sonhar um sonho possível
Jussara Hoffmann
Introdução
Correntes teóricas e sua influência no processo educacional
A contribuição da história da filosofia da ciência para a proposta de educação inclusiva
A autorização da diferença de pessoas com deficiência
A exclusão como processo social
Educação inclusiva: alguns aspectos para a reflexão
Concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo
Planejamento, administração escolar e educação inclusiva
A função da escola na perspectiva da educação inclusiva
Removendo barreiras para a aprendizagem e a inclusão
Experiências de assessoramento a sistemas educativos na transição para a proposta inclusiva
Os pingos nos "is" da proposta de educação inclusiva
Rosita Edler Carvalho
17 cm x 25 cm
13ª ed. 176 p.