Arte Contemporânea e Educação Infantil
0 Avaliações

Arte Contemporânea e Educação Infantil: crianças observando, descobrindo e criando


Susana Rangel Vieira da Cunha e Rodrigo Saballa de Carvalho (Orgs.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061150 1ª ed. 128 p. 17 cm x 25 cm

Arte contemporânea, infância, cultura e formação docente são os temas principais deste livro. Os autores defendem uma arte do nosso tempo para as crianças de hoje, inclusive para os bebês, sugerindo aos professores introduzir e explorar o novo das artes plásticas por meio de visitas a espaços expositivos, pelo uso de materiais variados, por meio de escritas sobre o ato de desenhar, usando a fotografia como expressão do seu tempo, entre outras propostas lúdicas e criativas. Como professores de arte e pesquisadores com larga experiência em Educação Infantil, propõem uma série de práticas e atividades para formar crianças apreciadoras e produtoras de cultura.
 

R$ 49,80 R$ 44,82 Em até 6x de R$ 7,47 sem juros

Sumário

Apresentação
 
Sobre carrinhos, bagagens e viagens: diálogos entre

artes plásticas, infância e pedagogia
Susana Rangel Vieira da Cunha e Rodrigo Saballa de Carvalho
 
Uma arte do nosso tempo para as crianças de hoje
Susana Rangel Vieira da Cunha
A arte do nosso tempo
Arte clássica ou contemporânea na Educação Infantil?
Criatividade e o novo da arte contemporânea
É desenho? É pintura? O que é?
Fitas adesivas, papel picado, sabão, brinquedo: materiais ou suportes?
Temas e narrativas infantis
Proposições
 
Arte, infância, formação docente e cultura na escola
Rosa Iavelberg
Acreditando no potencial da criança
 
A potência edu(vo)cativa das artes
Lutiere Dalla Valle e Jéssica Maria Freisleben
Infância e práticas pedagógicas
Espaços expositivos e lugar de experimentação
Experiências compartilhadas entre formação inicial e continuada
Explorando a potência edu(vo)cativa das artes visuais
Algumas considerações
 
Visitando e criando a partir de uma exposição de arte contemporânea
Maria Eduarda Rangel Vieira da Cunha
Reconhecendo a memória
A memória no trabalho de Rochele Zandavalli
A memória no trabalho de Bispo do Rosário
Materiais inusitados
Reflexões posteriores
 
Respingos, colagens, vozes, sensações
Camila Bettim Borges
Selecionando os materiais
Do lugar: a escola é um espaço de arte contemporânea?
Do modo: como desenvolver experiências em arte contemporânea?
Da ação: apropriação da arte contemporânea na Educação Infantil
Do ato: crianças em ação
Do olhar que acolhe e respeita: afetos e sensibilidades
 
As produções gráfico-plásticas das crianças
Andressa Thaís Favero Bertasi e Rodrigo Saballa de Carvalho
Pensando os traçados: escritas sobre o ato de desenhar
Marcas visíveis: revelando os pensamentos das crianças
Propostas de desenho: algumas sugestões
O desenho: um universo de pensamentos
 
Crianças, fotografias, derivas
Marcia Aparecida Gobbi
Com os pés na rua: derivas, princípio de viagem
Que as crianças fotografam, já sabemos, porém, o que e como elas
fotografam?
Atravessa logo menino, o farol vai fechar!
Fotografar a cidade sem pressa de chegar
Como as crianças fotografam a cidade se São Paulo?
Câmera na mão, crianças, fotografias
Olhar, ver, receber, guardar
Dar, receber, retornar
 
Criando com pedaços de papel
Cayenne Ruschel da Silveira e Stéfani Vieira
Arte contemporânea e propostas pedagógicas
Pedaços de papel
Conclusão: o que os papéis picados no ensinaram?
 
A experiência dos bebês com a arte
Silvia Pillotto e Carla Clauber
Bebês, sujeitos de ação/interação
Territórios de experiências e de sentidos: a arte habitando esse lugar da educação
O professor: provocador de afeto?
Percursos possíveis nas práticas educativas (sonoras, visuais e corporais)
 
Sobre os organizadores, autores e autoras
 

 
 

BNCC

Níveis de Educação

Educação Infantil
Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Temas Abordados

Arte contemporânea
Arte-educação
Bebês
Brincadeiras
Metodologias
Projetos
Newsletter

Assine nossa newsletter