Avaliar crianças exige dos educadores muita observação, reflexão, registros diários e grande sensibilidade. Esses são os pontos que se destacam neste livro, já considerado um clássico no tema. Nele Jussara Hoffmann defende que não devemos pensar na avaliação como julgamento de capacidades e aptidões, mas como acompanhamento de todas as manifestações infantis para propor brincadeiras, projetos e atividades adequadas a seus interesses nas diferentes faixas etárias. Nesse sentido, a autora sugere ações favorecedoras do desenvolvimento infantil, um planejamento flexível e dinâmico, a organização de um cenário educativo de jogos e brincadeiras em que a criança seja a protagonista de suas ações, a elaboração de relatórios de avaliação e dossiês para o melhor acompanhamento das crianças, entre outros temas abordados. As contribuições teóricas da obra se estendem aos professores dos anos iniciais. A obra foi selecionada no PNBE do Professor 2013 e distribuída às escolas públicas de todo país.
Apresentação
O que é avaliar?
Observação, reflexão e mediação
Por que avaliação “mediadora”?
Avaliar na Educação Infantil?
Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança
Mamãe, eu não ganhei “toda” a maçã
Acompanhando avanços e singularidades
Acompanhando o desenvolvimento infantil
Ações favorecedoras do desenvolvimento
O que se vê e o que se deixa de ver nas crianças
Avaliando o processo de construção do conhecimento
Os elos da corrente: observação, diálogo, reflexão
Observar para julgar ou para desafiar?
O acompanhamento reflexivo
Planejamento e avaliação
O que as crianças “precisam” aprender e o que elas “querem” aprender
Definindo-se objetivos
Compondo o cenário educativo
O que compõe o planejamento na Educação Infantil?
Os projetos pedagógicos e a avaliação mediadora
Qual o papel do professor ao avaliar?
O olhar avaliativo é interpretativo
Observa-se para compreender e orientar
Nunca um dia é igual ao outro
Pareceres descritivos ou relatórios de avaliação?
Por que não “pareceres descritivos”?
Relatórios individuais: a história da criança
A importância dos relatórios para o aprimoramento docente
A elaboração de portfólios e relatórios de avaliação
Sobre os portfólios
O que se relata das crianças
Analisando relatórios
Relatórios gerais da ação pedagógica
Considerações finais