Apresentação
Bebês na escola: observação, sensibilidade
e experiências essenciais
Rosana Rego Cairuga
Marilene Costa de Castro
Márcia Rosa da Costa
Primeira parte
Fundamentos teóricos sobre a ação educativa
com crianças de zero a três anos
Infância, educação e saúde:
aproximações necessárias no cuidado
com crianças de zero a três anos na escola
Márcia Rosa da Costa
A necessária articulação entre diferentes áreas
para olhar a criança em seus primeiros anos de vida
Práticas de promoção da saúde com bebês e crianças até três anos
Os profissionais que atuam com os bebês
Rosana Rego Cairuga
A escola como rede de apoio à família do bebê
O cuidar não existe sem o educar
A importância dos três primeiros anos para o desenvolvimento
Por uma nova concepção de escola para bebês
Bebês na escola e o olhar da psicologia
Giovana de Castro Cavalcante Serafini
Renata Gonçalves Prosdocimi
A primeira visita das famílias à creche
A família, o bebê e sua dinâmica
O período de adaptação
Apoio aos professores
Acompanhando os pais e/ou responsáveis
Acompanhando o desenvolvimento dos bebês
A escuta das mães na adaptação dos bebês
Rosana Rego Cairuga
A vida dos bebês
As expectativas das mães no ingresso dos bebês na escola
As preocupações das mães
Suavizando o estresse do desapego: uma proposta suficientemente boa
Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche
Maria Carmen Silveira Barbosa
Sandra Richter
As múltiplas linguagens dos bebês
Concepções de currículo em disputa
Linguagens, narratividades e currículos
Resgatando as interrogações dos bebês
O bebê e suas relações com o espaço
Maria da Graça Souza Horn
Segunda parte
Planejando e promovendo experiências essenciais
Desenvolvimento da linguagem do zero aos três anos
Marilene Costa de Castro
Fase pré-linguística
Aspectos a serem observados nos bebês por pais e professores
Fase linguística
Aspectos a serem observados nas crianças por pais e professores
Ações educativas sugeridas para o desenvolvimento da linguagem
Com bebês de até um ano de idade
Com crianças de um a dois anos
Com crianças de dois a três anos
Bebês na escola: a organização do ambiente
Rosana Rego Cairuga
A organização em áreas temáticas
Área dos sons e sensações
Área dos brinquedos
Área para atividades corporais
Área recreativa coberta: o solário
Área do repouso
Área da alimentação e área da higiene
Um espaço dedicado aos bebês
Conhecendo a rotina da classe bebê
Cybelle Caroni
A chegada na escola e a rotina dos bebês
O momento da alimentação, da higiene e do sono
Ouvindo histórias e conversando
Explorando texturas, tamanhos, pesos, sons
Brincando fora da sala
Finalizando a rotina
Elaborando o álbum de avaliação
Projetos com bebês e crianças até três anos
Rosana Rego Cairuga
Trabalhando com projetos
Os campos de experiência
O eu e os outros
O corpo e o movimento
Os sons, a oralidade e o letramento
As coisas, o tempo, a natureza
O espaço, a ordem, a medida
Mensagens, formas e meios de expressão
Sobre os procedimentos metodológicos específicos
Exemplos de projetos com bebês
Projeto 1: Que som é este?
Projeto 2: Brincarte - brincando e experienciando a arte
Projeto 3: Caixa mágica de objetos, imagens, poesias, músicas e histórias
Projet 4: Cuidando da natureza e divertindo-se com materiais recicláveis
Concluindo
Sobre as organizadoras e autoras