Fundamentos e práticas de avaliação
0 Avaliações

Fundamentos e práticas de avaliação: na Educação Infantil


Célia Maria Guimarães, Maria João Cardona, Daniele Ramos de Oliveira (Orgs.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061020 1ª ed. 360 p. 17 cm x 25 cm

Avaliar na Educação Infantil é particularmente difícil e encerra várias ambiguidades a começar pela forma de conceber o seu papel e finalidades. Essas questões relacionam-se em parte com a própria evolução histórica da educação da infância, nomeadamente a forma como vem sendo entendida a articulação entre os conceitos de cuidar e educar, ensinar e educar, ensinar e aprender. Será que se pode falar em avaliação de processos e resultados desde EI? Quais são os referenciais teóricos e práticos que fundamentam o processo de avaliação na creche e na pré-escola? Qual o apoio que pode ser oferecido aos profissionais em termos da avaliação das crianças no sentido de que desenvolvam práticas avaliativas em respeito à sua singularidade? Esta publicação reúne textos de renomados educadores de Portugal e do Brasil envolvidos em estudos e pesquisas sobre o tema. Os capítulos do livro compõem um completo panorama do assunto, versando sobre políticas públicas, referenciais teórico-práticos do processo de avaliação;  formação inicial e continuada de professores; documentação pedagógica e portfólios na Educação Infantil e nos anos iniciais. Uma discussão atual em perfeita consonância com referenciais teóricos contemporâneos e as diretrizes legais vigentes no país.
 

R$ 69,50 R$ 62,55 Em até 6x de R$ 10,43 sem juros

Sumário

Prefácio
Zilma de Moraes Ramos de Oliveira

Prefácio
Teresa Vasconcelos

Apresentação
Célia Maria Guimarães
Maria João Cardona
Daniele Ramos de Oliveira

PARTE I
Políticas educativas e de formação de crianças de
 zero a seis anos em Portugal e no Brasil


A educação infantil em Portugal:
visão panorâmica e evolução da política educativa

João Formosinho
Júlia Oliveira-Formosinho

Políticas educativas e avaliação na infância no Brasil
Maria Malta Campos

PARTE II
Estudos sobre a avaliação na educação infantil


Práticas de avaliação em educação infantil: evidências de uma investigação naturalista em três jardins de infância diferentes
Aida Castilho
Pedro Rodrigues

Estudos sobre a avaliação na/da educação infantil: tendências das pesquisas e das práticas brasileiras (1996-2011)
Célia Maria Guimarães
Daniele Ramos de Oliveira

PARTE III
Concepções educativas e práticas de avaliação


Concepções educativas e práticas de avaliação:
as preocupações dos profissionais em Portugal

Ana Coelho
Joana Chélinho

Concepções e práticas de avaliação na educação infantil brasileira
Gilza Maria Zauhy Garms
Marisa Oliveira Vicente dos Santos

PARTE IV
Fundamentos e práticas da avaliação na educação infantil


Perspectivas e práticas da avaliação em educação infantil
Isabel Lopes da Silva

Perspectivas e interfaces da avaliação da/na educação infantil
Hilda Micarello
Maria Cristina Fontes Amaral

PARTE V
A avaliação no desenvolvimento da qualidade educativa


O projeto EEL-DQP: avaliação e desenvolvimento
da pedagogia sustentada na documentação pedagógica

Júlia Oliveira-Formosinho

Por uma avaliação anticolonialista na educação infantil
Ana Lúcia Goulart de Faria
Fabiana Oliveira Canavieira

PARTE VI
Avaliando as aprendizagens das crianças


Avaliar o desenvolvimento
e as aprendizagens das crianças: desafios e possibilidades

Gabriela Portugal

Avaliação mediadora na educação infantil
Jussara Hoffmann

PARTE VII
Avaliando na creche e na pré-escola: alguns exemplos


Exemplos de práticas de avaliação de educadoras portuguesas
Ana Mendes
Maria João Cardona

Avaliação na creche e na pré-escola: possibilidades e limites
Célia Maria Guimarães
Daniele Ramos de Oliveira

PARTE VIII
O papel da documentação pedagógica na avaliação: portfólios


Portfólio: uma estratégia de avaliação na educação infantil
Cristina Parente

O portfólio sob o olhar da criança
Cassiana Magalhães
Nadia Aparecida de Souza

PARTE IX
Entre a educação pré-escolar e a escola
mudam as práticas de avaliação


Avaliar para aprender nos primeiros anos
Jorge Pinto
Leonor Santos

A avaliação na e da educação infantil
Vital Didonet

Sínteses curriculares dos autores e autoras

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Educação Infantil

Temas Abordados

Currículo
Documentação pedagógica
Gestão
Planejamento
Políticas públicas
Portfólios
Projetos
Newsletter

Assine nossa newsletter