Linguagens geradoras
0 Avaliações

Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em educação infantil


Gabriel de Andrade Junqueira Filho
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788587063984 8ª ed. 144 p. 17 cm x 25 cm

Planejamento, currículo, ação educativa e avaliação na Educação Infantil são os temas que compõem o texto de Gabriel Junqueira. Uma leitura que vem muito a propósito numa época em que se questiona o respeito às crianças em seus diferentes jeitos de ser e de aprender. Sua concepção de planejamento e de currículo tem, por pressuposto básico, uma leitura atenta das múltiplas linguagens do universo infantil. Através de um jeito detalhado de narrar sobre as coisas, como se conversasse com o leitor, pelos recortes de diálogo com crianças e exemplos de situações vividas com professoras que orienta, Gabriel dá concretude à sua ação mediadora, mostrando o quanto se pode contribuir para o desenvolvimento infantil por meio de um planejamento em respeito aos interesses e necessidades das crianças, observando-as atentamente e dialogando com elas no dia a dia das creches e pré-escolas. De brinde ao leitor, o belo e poético prefácio de Marcos Villela Pereira, professor e pesquisador da PUCRS.
 

R$ 48,00 R$ 43,20 Em até 6x de R$ 7,20 sem juros

Sumário

Prefácio
Marcos Villela Pereira



Conteúdos-linguagens e linguagens geradoras
O que as crianças "querem porque precisam” saber?
Linguagens geradoras
Parte cheia e parte vazia do planejamento

Desemaranhando conceitos fundamentais
Linguagem como objeto de conhecimento
As diferenças entre linguagem e língua, fala e discurso
Peirce e o seu processo relacional de representação
Dinamismo e interdependência na produção de signos
E o que isso tem a ver com linguagens geradoras?

A proposta de seleção e articulação de conteúdos por meio de linguagens geradoras
Falando de situações de aprendizagem (e não de atividades)
A parte cheia do planejamento
Instrumento de planejamento/avaliação
dos conteúdos-linguagens
Sobre a utilização do instrumento
Avaliação: processo cotidiano de leitura e investigação
Produzindo signos sobre as crianças: registros de avaliação
Desenvolvendo projetos de trabalho: preenchendo a parte vazia do planejamento
Alguns exemplos de projetos e comentários
Projeto "Literatura”
Projeto “Sono...zzzzz..."
Relatórios de avaliação
Outros projetos
Projeto “Tudo cresce: as fases da vida"
Relatórios de avaliação
A história de um projeto que não foi adiante

Considerações finais


BNCC

Níveis de Educação

Educação Infantil

Temas Abordados

Aprendizagem
Charles Sanders Peirce
Currículo
Docência
Formação continuada
Infância
Instrumentos de avaliação
Letramento
Ludicidade
Planejamento
Portfólios
Relação professor/aluno
Projetos
Relatórios de avaliação
Newsletter

Assine nossa newsletter