Linguagens geradoras
0 Avaliações

Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em educação infantil


Gabriel de Andrade Junqueira Filho
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788587063984 8ª ed. 144 p. 17 cm x 25 cm

Planejamento, currículo, ação educativa e avaliação na Educação Infantil são os temas que compõem o texto de Gabriel Junqueira. Uma leitura que vem muito a propósito numa época em que se questiona o respeito às crianças em seus diferentes jeitos de ser e de aprender. Sua concepção de planejamento e de currículo tem, por pressuposto básico, uma leitura atenta das múltiplas linguagens do universo infantil. Através de um jeito detalhado de narrar sobre as coisas, como se conversasse com o leitor, pelos recortes de diálogo com crianças e exemplos de situações vividas com professoras que orienta, Gabriel dá concretude à sua ação mediadora, mostrando o quanto se pode contribuir para o desenvolvimento infantil por meio de um planejamento em respeito aos interesses e necessidades das crianças, observando-as atentamente e dialogando com elas no dia a dia das creches e pré-escolas. De brinde ao leitor, o belo e poético prefácio de Marcos Villela Pereira, professor e pesquisador da PUCRS.
 

R$ 48,00 R$ 43,20 Em até 6x de R$ 7,20 sem juros

Sumário

Prefácio
Marcos Villela Pereira



Conteúdos-linguagens e linguagens geradoras
O que as crianças "querem porque precisam” saber?
Linguagens geradoras
Parte cheia e parte vazia do planejamento

Desemaranhando conceitos fundamentais
Linguagem como objeto de conhecimento
As diferenças entre linguagem e língua, fala e discurso
Peirce e o seu processo relacional de representação
Dinamismo e interdependência na produção de signos
E o que isso tem a ver com linguagens geradoras?

A proposta de seleção e articulação de conteúdos por meio de linguagens geradoras
Falando de situações de aprendizagem (e não de atividades)
A parte cheia do planejamento
Instrumento de planejamento/avaliação
dos conteúdos-linguagens
Sobre a utilização do instrumento
Avaliação: processo cotidiano de leitura e investigação
Produzindo signos sobre as crianças: registros de avaliação
Desenvolvendo projetos de trabalho: preenchendo a parte vazia do planejamento
Alguns exemplos de projetos e comentários
Projeto "Literatura”
Projeto “Sono...zzzzz..."
Relatórios de avaliação
Outros projetos
Projeto “Tudo cresce: as fases da vida"
Relatórios de avaliação
A história de um projeto que não foi adiante

Considerações finais


BNCC

Níveis de Educação

Educação Infantil

Temas Abordados

Currículo
Planejamento
Portfólios
Projetos
Newsletter

Assine nossa newsletter