O dia a dia na Educação Infantil
0 Avaliações

O dia a dia na Educação Infantil


Andrea Rapoport et al.
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577060719 3ª ed. 176 p. 17 cm x 25 cm

Esta publicação reúne temas essenciais ao fazer pedagógico no cotidiano de creches e pré-escolas, indicada a  estudantes, professores, auxiliares, gestores, supervisores e pais pela acessibilidade e clareza da obra. Os autores são doutores em diferentes áreas do conhecimento, orientadores de prática de ensino na universidade e/ou em instituições de EI. O primeiro capítulo: Convivendo com crianças de zero a seis anos, traz um importante panorama do desenvolvimento infantil, permeado com dicas e sugestões sobre a ação educativa dos adultos em cada etapa. A importância do período de adaptação dos bebês é tema do segundo capítulo, com aportes teóricos e indicadores de acompanhamento por pais e educadores. Completam a publicação dois temas polêmicos e de literatura escassa em obras do gênero: Nutrição e hábitos alimentares saudáveis na primeira infância e Comportamento infantil e sociabilidade, constituindo, assim, uma contribuição ímpar aos profissionais que atuam na área.
 

R$ 68,00 R$ 61,20 Em até 6x de R$ 10,20 sem juros

Sumário

Apresentação

Convivendo com crianças de zero a seis anos
Gabriel de Andrade Junqueira Filho
Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher
Susana Rangel Vieira da Cunha


A criança de zero a um ano e meio
O corpo da criança: a exploração dos sentidos e a construção da motricidade
A fala da crinaça: a construção da oralidade

A criança de um ano e meio a três anos
O corpo da criança: movimentos e registros
Os jogos de encaixar e empilhar
A fala da criança: a construção da oralidade
As brincadeiras de faz de conta e as histórias infantis

A criança de três a seis anos
A motricidade e as atividades de expressão
As brincadeiras simbólicas ou jogos de faz de conta
O pensamento lógico-matemático
Oralidade, música, literatura, leitura e escrita

A importância do período de adaptação
Andrea Rapoport

O ingresso da criança na instituição
Horários reduzidos nos primeiros dias
Quando a criança está adaptada?
Fatores que interferem na adaptação

A segurança dos pais
A escolha da instutuição
O número de educadores
A postura dos educadores
A idade das crianças
O temperamento das crianças
A segurança emocional das crianças

Como pais educadores podem acompanhar o processo de adaptação

Indicadores de qualidade no planejamento do período de adaptação
Horário reduzido nos primeiros dias
Brincadeiras e atividades pedagógicas
Presença de um familiar
Preparação da adaptação
Número de crianças por educador
Atitudes dos educadores
Comunicação com a família

Avanços e retrocessos na adaptação das crianças
Fatores que influenciam na adaptação das crianças
Indicadores de adaptação das crianças

Colocar ou não a criança na instituição: o que considerar?
Vantagens e desvantagens

Nutrição e hábitos alimentares saudáveis na primeira infância
Maura Maria Sá de Mello

Educação nutricional, sempre uma doce surpresa


Higiene: o caminho da prevenção e do cuidado

As atribuições do nutricionista

As várias etapas da dieta e do bebê

Do quarto ao sexto mês
Do sexto ao nono mês
Do nono mês a um ano
Planejamento dietético após o primeiro ano e as exigências nutricionais

Desenvolvimento, crescimento e avaliação nutricional

Hábitos alimentares e o manejo das dietas
Quando a criança não quer comer, o que fazer?
Os casos de obesidade: como abordar?
Que cuidados nutricionais devem ser administrados na diarreia aguda?
Se o problema é constipação, como a educação e a alimentação podem ajudar?
Reações adversas provocadas por alimentos: que condutas devem ser adotadas?
Nos casos de anemia nutricional, qual o monitoramento adequado?

Comportamento infantil e sociabilidade
Patrícia Brum Machado


Desenvolvendo a sociabilidade: as manifestações infantis
A inveja e o ciúme
A birra e o choro
A inquietação infantil
A criança agressiva e destrutiva
A agressividade e a influência da televisão
A mentira e o furto
A curiosidade
A idade das perguntas

Os adultos e o comportamento infantil: alguns conflitos
O tempo da criança
Seus medos
Disciplina e castigos

O papel dos pais e educadores no estabelecimento de limites

BNCC

Níveis de Educação

Educação Infantil

Temas Abordados

Currículo
Gestão
Nutrição
Relação escola-família
Newsletter

Assine nossa newsletter