Educação matemática: fundamentos teórico-práticos para professores dos anos iniciais

Código: 9788577060610
R$ 50,00 R$ 40,00
até 3x de R$ 13,33 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 40,00 sem juros
    • 2x de R$ 20,00 sem juros
    • 3x de R$ 13,33 sem juros
    • 1x de R$ 40,00 sem juros
    • 2x de R$ 20,00 sem juros
    • 3x de R$ 13,33 sem juros
  • R$ 40,00 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

O livro é leitura referencial em termos da formação básica de professores do Ensino Fundamental, apresentando pressupostos teórico-práticos essenciais ao ensino da Matemática nos anos iniciais. A autora, com longa experiência docente com crianças e atuando na formação de professores, sugere uma pedagogia problematizadora para uma efetiva compreensão do sistema de numeração decimal pelos alunos, oferecendo orientações e exemplos esclarecedores a respeito.


Introdução

Discutindo o problema
Um rápido olhar sobre a realidade educacional do Brasil
A matemática como a principal responsável pela alta taxa de reprovação

Alicerces teóricos para a construção da autonomia
Piaget e o desenvolvimento da autonomia
Freire e a consciência do homem como sujeito
Vygotsky e o lugar da mediação na constituição do sujeito
A emancipação do homem pelo viés da Teoria da Ação Comunicativa
A autonomia no contexto escolar
A autonomia e o ensino da matemática

A construção dos números e dos conceitos matemáticos sob o ponto de vista histórico
Situando a origem do número
A evolução do conceito de número na história
A constituição da escrita numérica e a formação do sistema decimal
Contagem e medida: dois aspectos da formação do número na história

O processo cognitivo na apropriação do conceito de número
Piaget e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático
A construção da ideia de número
Importância das emoções no desenvolvimento cognitivo
A interação como ponto de convergência de teorias atuais

A problematização como um caminho para a reconstrução dos conceitos numéricos
A importância da problematização na construção dos conceitos
A problematização do cálculo aritmético
A importância das atividades de grupo no processo da problematização
A problematização e a formação dos professores

O aprendizado do sistema de numeração e sua implicação nos cálculos
O sistema de numeração decimal e posicional (SNDP)
Implicações didáticas da apropriação do SNDP
Entre a escrita numérica e os cálculos aritméticos

A compreensão dos conceitos aritméticos e a resolução de problemas
A adição
A multiplicação
A subtração
A divisão

A exploração do espaço e a reconstrução dos conceitos da geometria

A avaliação numa pedagogia problematizadora

Considerações finais


Anastácia Maldaner
16 cm x 23 cm
2ª ed. 176 p.

Produtos relacionados

R$ 50,00 R$ 40,00
até 3x de R$ 13,33 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos
  • Site Seguro

Editora Mediação - CNPJ: 01.602.177/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2021

Tema Agência Groomb | Plataforma Loja Integrada | Implantado por Consultor Net