Educar na creche: uma prática construída com os bebês e para os bebês

Código: 9788577061112
R$ 53,00 R$ 42,40
até 3x de R$ 14,13 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 42,40 sem juros
    • 2x de R$ 21,20 sem juros
    • 3x de R$ 14,13 sem juros
    • 1x de R$ 42,40 sem juros
    • 2x de R$ 21,20 sem juros
    • 3x de R$ 14,13 sem juros
  • R$ 42,40 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

A intenção de contribuir com o aprimoramento da docência nas creches, numa concepção pedagógica de entrelaçamento do cuidar e do educar, é o eixo norteador de todos os capítulos deste livro, fruto da experiência dos autores como pesquisadores e professores em instituições públicas e da rede privada.  Buscando a consolidação da creche como um espaço educacional de suma importância em nosso tempo e no qual os bebês possam viver intensamente a infância, eles trazem fundamentos teóricos e relatos de experiências, com descrições ricas e detalhadas de práticas educativas que levem em conta o respeito ao tempo de vida dos bebês, protagonistas, desde que nascem, de seu próprio desenvolvimento, aprendizagem e socialização. Destacam-se temas como a sua adaptação à creche, a linguagem dos bebês, a pedagogia do contato e do afeto, a musicalidade que eles expressam.


Prefácio
Altino José Martins Filho (Org.)
 
A construção da docência com bebês e
crianças bem pequenas em creches

Altino José Martins Filho
Ana Cristina Coll Delgado

Como aceder à força do desejo dos bebês e crianças
bem pequenas na construção da docência?
Ambiguidades e tensionamentos na participação dos
bebês e das crianças bem pequenas.
 
Os bebês, as professoras e um modo de viver a vida na creche
Altino José Martins Filho          
Ana Cláudia Ferreira Martins

Algumas dimensões de um modo de viver a vida na creche com os bebês
A dimensão do cuidado e educação
Sentimentos de ser mãe, mulher e professora
O choro como uma tensão
Palavras finais
 
Adaptação ou inserção?     
O momento de entrada dos bebês nas creches
Lucilaine Reis
A inserção crítica como processo de constituição dialógica
Como os bebês vivenciam seu processo de entrada na creche?
Vivências plurais a serem observadas e registradas
Considerações finais
 
A constituição da linguagem dos bebês e entre os bebês
Joselma Salazar de Castro
A convivência com os bebês
Os atos sociais e a apropriação de sentidos
Quando os bebês dialogam entre si
Interações entre os bebês e a produção de textos
Tecendo algumas considerações
 
Culturas infantis e experiências estéticas:
entre corpos grandes e bem pequenos
Patrícia Dias Prado
 
Pedagogia do contato com bebês:            
pele e mão em encontros de cuidado e educação
Marta Nörnberg
Cotidiano: lugar de proximidade e comunicação
Pele e mão: sentidos da pedagogia do contato
 
A prática educativa em creches:
o que fazem os bebês?
Gardia Vargas
Expectativas e acolhimento dos bebês na creche
Os materiais que sustentam as experiências dos bebês
O Cesto dos Tesouros
O que posso fazer com isso?
Encerrando essa conversa
 
A música dos bebês:           
protagonismo cotidiano em berçário
Aruna Noal Correa
Entre o olhar do adulto e do bebê: as produções musicais cotidianas
Ideias adultas sobre intervenções  e protagonismo dos bebês em berçário
O processo de produção do conhecimento sonoro-musical pelo bebê
Reflexões acerca da música dos bebês: o cotidiano do berçário

Sobre os autores


Altino José Martins Filho (Org.)
17,5 cm x 25 cm
1ª ed. 144 p.

Produtos relacionados

R$ 53,00 R$ 42,40
até 3x de R$ 14,13 sem juros
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos
  • Site Seguro

Editora Mediação - CNPJ: 01.602.177/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2021

Tema Agência Groomb | Plataforma Loja Integrada | Implantado por Consultor Net