Na continuidade e aprofundamento de livros anteriores, a autora apresenta princípios e orientações sobre processos educativos e infraestrutura escolar adequados à constituição de uma escola verdadeiramente inclusiva, em consonância com as diretrizes legais vigentes: uma escola para todos e de aprendizagem para todos. Seu intuito é contribuir com suas pesquisas e rica experiência na área para a reorganização do trabalho pedagógico em termos de currículo, infraestrutura, planejamento, metodologias e gestão educacional. Seus fundamentos abrangem conceitos de diferença, políticas públicas de educação especial e de escola inclusiva, concepção de aprendizagem, o papel de atores e autores de uma escola inclusiva. Dando concretude a suas considerações teóricas, mapeia indicadores da constituição de uma cultura escolar inclusiva.
Prefácio
Mônica Magalhães Kassar
Introdução
Para além da diversidade, a diferença
Os conceitos de diferença
Diferença como experiência
Diferença como relação social
Diferença como subjetividade
Diferença como identidade
A classificação de funcionalidade e sua influência no imaginário acerca das incapacidades
O modelo médico e suas implicações
O modelo social e suas implicações
Das políticas de educação especial às políticas de orientação inclusiva
Movimentos nacionais e internacionais
e políticas de educação
Processos históricos da evolução
da política educacional
Níveis de análise das realidades
educacionais brasileiras
Implementação do ideário da
política de inclusão educacional
O trabalho pedagógico na diversidade
Sistemas educacionais: nível macropolítico
As escolas: nível mesopolítico
A sala de aula: nível micropolítico
O que é aprender a aprender?
As inteligências múltiplas
A inteligência emocional
A cultura do pensar
Uma linguagem do pensar
As disposições para o pensar
A gestão mental
A escola pode ser um espaço inclusivo?
Em busca da resposta à pergunta que
intitula este capítulo
Intencionalidade educativa e político-pedagógica
Resultados do ensino
Organização do currículo
Atividades de aprendizagem
E, então, a escola pode ser um espaço inclusivo?
Sobre atores e autores do espaço inclusivo
Currículo e adaptações curriculares: do que estamos falando?
Sobre currículo
Sobre adaptações curriculares (AC)
O projeto curricular
Adaptações curriculares: finalidade e tipologia
Finalidades das adaptações curriculares
O contínuo das adaptações curriculares e as necessidades educacionais especiais
A prática da pesquisa e a organização do trabalho pedagógico de orientação inclusiva
Trabalho pedagógico centrado no ensino
Trabalho pedagógico centrado
na aprendizagem do aluno
Delineando alguns gêneros de pesquisa
Metodologia de estudo de caso e inclusão educacional escolar
A prática de pesquisa
O estudo de caso
Trocando em miúdos
Rosita Edler Carvalho
16 cm x 23 cm
6ª ed. 152 p.