Escola inclusiva
0 Avaliações

Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico


Rosita Edler Carvalho
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577060269 6ª ed. 152 p. 16 cm x 23 cm

Na continuidade e aprofundamento de livros anteriores, a autora apresenta princípios e orientações sobre processos educativos e infraestrutura escolar adequados à constituição de uma escola verdadeiramente inclusiva, em consonância com as diretrizes legais vigentes: uma escola para todos e de aprendizagem para todos.  Seu intuito é contribuir com suas pesquisas e rica experiência na área para a reorganização do trabalho pedagógico em termos de currículo, infraestrutura, planejamento, metodologias e gestão educacional. Seus fundamentos abrangem conceitos de diferença, políticas públicas de educação especial e de escola inclusiva, concepção de aprendizagem, o papel de atores e autores de uma escola inclusiva. Dando concretude a suas considerações teóricas, mapeia indicadores da constituição de uma cultura escolar inclusiva.
 

R$ 52,50 R$ 47,25 Em até 6x de R$ 7,88 sem juros

Sumário

Prefácio
Mônica Magalhães Kassar

Introdução

Para além da diversidade, a diferença
Os conceitos de diferença
Diferença como experiência
Diferença como relação social
Diferença como subjetividade
Diferença como identidade

A classificação de funcionalidade e sua influência no imaginário acerca das incapacidades
O modelo médico e suas implicações
O modelo social e suas implicações

Das políticas de educação especial às políticas de orientação inclusiva
Movimentos nacionais e internacionais
e políticas de educação
Processos históricos da evolução
da política educacional
Níveis de análise das realidades
educacionais brasileiras
Implementação do ideário da
política de inclusão educacional

O trabalho pedagógico na diversidade
Sistemas educacionais: nível macropolítico
As escolas: nível mesopolítico
A sala de aula: nível micropolítico

O que é aprender a aprender?
As inteligências múltiplas
A inteligência emocional
A cultura do pensar
Uma linguagem do pensar
As disposições para o pensar
A gestão mental

A escola pode ser um espaço inclusivo?
Em busca da resposta à pergunta que
intitula este capítulo
Intencionalidade educativa e político-pedagógica
Resultados do ensino
Organização do currículo
Atividades de aprendizagem
E, então, a escola pode ser um espaço inclusivo?
Sobre atores e autores do espaço inclusivo

Currículo e adaptações curriculares: do que estamos falando?
Sobre currículo
Sobre adaptações curriculares (AC)
O projeto curricular

Adaptações curriculares: finalidade e tipologia
Finalidades das adaptações curriculares
O contínuo das adaptações curriculares e as necessidades educacionais especiais

A prática da pesquisa e a organização do trabalho pedagógico de orientação inclusiva
Trabalho pedagógico centrado no ensino
Trabalho pedagógico centrado
na aprendizagem do aluno
Delineando alguns gêneros de pesquisa

Metodologia de estudo de caso e inclusão educacional escolar
A prática de pesquisa
O estudo de caso
Trocando em miúdos


BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Superior
Educação Infantil
Ensino Médio

Temas Abordados

Ambiente educativo
Aprendizagem
Currículo
Diferenças
Diversidade
Docência
Formação continuada
Gestão
Inclusão
Inteligências múltiplas
Mediação
Metodologias
Pesquisa em educação
Planejamento
Políticas públicas
Newsletter

Assine nossa newsletter