Escola inclusiva
0 Avaliações

Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico


Rosita Edler Carvalho
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577060269 6ª ed. 152 p. 16 cm x 23 cm

Na continuidade e aprofundamento de livros anteriores, a autora apresenta princípios e orientações sobre processos educativos e infraestrutura escolar adequados à constituição de uma escola verdadeiramente inclusiva, em consonância com as diretrizes legais vigentes: uma escola para todos e de aprendizagem para todos.  Seu intuito é contribuir com suas pesquisas e rica experiência na área para a reorganização do trabalho pedagógico em termos de currículo, infraestrutura, planejamento, metodologias e gestão educacional. Seus fundamentos abrangem conceitos de diferença, políticas públicas de educação especial e de escola inclusiva, concepção de aprendizagem, o papel de atores e autores de uma escola inclusiva. Dando concretude a suas considerações teóricas, mapeia indicadores da constituição de uma cultura escolar inclusiva.
 

R$ 52,50 R$ 26,25 Em até 6x de R$ 4,38 sem juros

Sumário

Prefácio
Mônica Magalhães Kassar

Introdução

Para além da diversidade, a diferença
Os conceitos de diferença
Diferença como experiência
Diferença como relação social
Diferença como subjetividade
Diferença como identidade

A classificação de funcionalidade e sua influência no imaginário acerca das incapacidades
O modelo médico e suas implicações
O modelo social e suas implicações

Das políticas de educação especial às políticas de orientação inclusiva
Movimentos nacionais e internacionais
e políticas de educação
Processos históricos da evolução
da política educacional
Níveis de análise das realidades
educacionais brasileiras
Implementação do ideário da
política de inclusão educacional

O trabalho pedagógico na diversidade
Sistemas educacionais: nível macropolítico
As escolas: nível mesopolítico
A sala de aula: nível micropolítico

O que é aprender a aprender?
As inteligências múltiplas
A inteligência emocional
A cultura do pensar
Uma linguagem do pensar
As disposições para o pensar
A gestão mental

A escola pode ser um espaço inclusivo?
Em busca da resposta à pergunta que
intitula este capítulo
Intencionalidade educativa e político-pedagógica
Resultados do ensino
Organização do currículo
Atividades de aprendizagem
E, então, a escola pode ser um espaço inclusivo?
Sobre atores e autores do espaço inclusivo

Currículo e adaptações curriculares: do que estamos falando?
Sobre currículo
Sobre adaptações curriculares (AC)
O projeto curricular

Adaptações curriculares: finalidade e tipologia
Finalidades das adaptações curriculares
O contínuo das adaptações curriculares e as necessidades educacionais especiais

A prática da pesquisa e a organização do trabalho pedagógico de orientação inclusiva
Trabalho pedagógico centrado no ensino
Trabalho pedagógico centrado
na aprendizagem do aluno
Delineando alguns gêneros de pesquisa

Metodologia de estudo de caso e inclusão educacional escolar
A prática de pesquisa
O estudo de caso
Trocando em miúdos


BNCC

Níveis de Educação

Ensino Superior
Educação Infantil
Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais

Temas Abordados

Ambiente educativo
Aprendizagem
Currículo
Diferenças
Diversidade
Docência
Formação continuada
Gestão
Inclusão
Inteligências múltiplas
Mediação
Metodologias
Pesquisa em educação
Planejamento
Políticas públicas
Newsletter

Assine nossa newsletter