Avaliar na Educação Infantil é particularmente difícil e encerra várias ambiguidades a começar pela forma de conceber o seu papel e finalidades. Essas questões relacionam-se em parte com a própria evolução histórica da educação da infância, nomeadamente a forma como vem sendo entendida a articulação entre os conceitos de cuidar e educar, ensinar e educar, ensinar e aprender. Será que se pode falar em avaliação de processos e resultados desde EI? Quais são os referenciais teóricos e práticos que fundamentam o processo de avaliação na creche e na pré-escola? Qual o apoio que pode ser oferecido aos profissionais em termos da avaliação das crianças no sentido de que desenvolvam práticas avaliativas em respeito à sua singularidade? Esta publicação reúne textos de renomados educadores de Portugal e do Brasil envolvidos em estudos e pesquisas sobre o tema. Os capítulos do livro compõem um completo panorama do assunto, versando sobre políticas públicas, referenciais teórico-práticos do processo de avaliação; formação inicial e continuada de professores; documentação pedagógica e portfólios na Educação Infantil e nos anos iniciais. Uma discussão atual em perfeita consonância com referenciais teóricos contemporâneos e as diretrizes legais vigentes no país.
Prefácio
Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
Prefácio
Teresa Vasconcelos
Apresentação
Célia Maria Guimarães
Maria João Cardona
Daniele Ramos de Oliveira
PARTE I
Políticas educativas e de formação de crianças de
zero a seis anos em Portugal e no Brasil
A educação infantil em Portugal:
visão panorâmica e evolução da política educativa
João Formosinho
Júlia Oliveira-Formosinho
Políticas educativas e avaliação na infância no Brasil
Maria Malta Campos
PARTE II
Estudos sobre a avaliação na educação infantil
Práticas de avaliação em educação infantil: evidências de uma investigação naturalista em três jardins de infância diferentes
Aida Castilho
Pedro Rodrigues
Estudos sobre a avaliação na/da educação infantil: tendências das pesquisas e das práticas brasileiras (1996-2011)
Célia Maria Guimarães
Daniele Ramos de Oliveira
PARTE III
Concepções educativas e práticas de avaliação
Concepções educativas e práticas de avaliação:
as preocupações dos profissionais em Portugal
Ana Coelho
Joana Chélinho
Concepções e práticas de avaliação na educação infantil brasileira
Gilza Maria Zauhy Garms
Marisa Oliveira Vicente dos Santos
PARTE IV
Fundamentos e práticas da avaliação na educação infantil
Perspectivas e práticas da avaliação em educação infantil
Isabel Lopes da Silva
Perspectivas e interfaces da avaliação da/na educação infantil
Hilda Micarello
Maria Cristina Fontes Amaral
PARTE V
A avaliação no desenvolvimento da qualidade educativa
O projeto EEL-DQP: avaliação e desenvolvimento
da pedagogia sustentada na documentação pedagógica
Júlia Oliveira-Formosinho
Por uma avaliação anticolonialista na educação infantil
Ana Lúcia Goulart de Faria
Fabiana Oliveira Canavieira
PARTE VI
Avaliando as aprendizagens das crianças
Avaliar o desenvolvimento
e as aprendizagens das crianças: desafios e possibilidades
Gabriela Portugal
Avaliação mediadora na educação infantil
Jussara Hoffmann
PARTE VII
Avaliando na creche e na pré-escola: alguns exemplos
Exemplos de práticas de avaliação de educadoras portuguesas
Ana Mendes
Maria João Cardona
Avaliação na creche e na pré-escola: possibilidades e limites
Célia Maria Guimarães
Daniele Ramos de Oliveira
PARTE VIII
O papel da documentação pedagógica na avaliação: portfólios
Portfólio: uma estratégia de avaliação na educação infantil
Cristina Parente
O portfólio sob o olhar da criança
Cassiana Magalhães
Nadia Aparecida de Souza
PARTE IX
Entre a educação pré-escolar e a escola
mudam as práticas de avaliação
Avaliar para aprender nos primeiros anos
Jorge Pinto
Leonor Santos
A avaliação na e da educação infantil
Vital Didonet
Sínteses curriculares dos autores e autoras
Célia Maria Guimarães, Maria João Cardona, Daniele Ramos de Oliveira (Orgs.)
17 cm x 25 cm
1ª ed. 360 p.