A reconstrução da tarefa educativa
0 Avaliações

A reconstrução da tarefa educativa: uma alternativa para a crise e a desesperança


João Francisco Lopes de Lima
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788587063755 2ª ed. 128 p. 16 cm x 23 cm

Em tempo de mudanças e profundas transições nas escolas, o autor deste livro presta uma contribuição altamente significativa e inédita, abordando as contribuições da filosofia, em especial, de Habermas, falando sobre a importância do diálogo, do agir comunicativo, da participação de todos no delineamento do projeto pedagógico de cada escola. Trata-se de um texto muito elucidativo e importante para gestores e formadores de professores em universidades e escolas.

R$ 45,00 R$ 40,50 Em até 6x de R$ 6,75 sem juros

Sumário

Introdução                                                                                               
O que é modernidade, afinal?             
As bases da modernidade
A autonomia do sujeito como projeto básico
Uma visão racionalista orienta o mundo
A confiança plena na verdade da ciência
Saber é poder: a experiência dita a verdade
Penso, logo tenho dúvidas
A lógica da certeza como caminho
A subjetividade, o auto esclarecimento e a modernidade
A educação e a racionalidade científica: como fica?
 
O projeto pedagógico da modernidade               
O sentido da educação na modernidade
A compreensão da tarefa pedagógica e o sentido da educação
A educação e a capacidade de pensar "por conta própria"
A educação e o desenvolvimento da virtude
A educação como um direito de todos
A educação como instrução e o sujeito psicológico
Os princípios do projeto pedagógico da modernidade
A reprodução dos conteúdos culturais da humanidade
como tarefa da escola
O estudo como promessa de ascensão social
Uma escola para (quase) todos: a legitimação
das desigualdades
O conteúdo crítico-social enfraquecido pela escola
A educação como ação compartilhada de sentido
 
A crise da modernidade e a educação               
A razão como formalidade
O desencantamento do mundo e o vazio de sentido:
sintomas da crise
A tarefa educativa e a questão da falta de sentido
A razão humana convertida em dominação:
qual o destino da força crítica?
A barbárie se estende à educação?
O mal-estar da cultura
Reprodução e repressão: e o sujeito?
A razão iluminista empobrecida: o que fizemos do ideal
de progresso contínuo?
O cálculo (quase) seguro da educação
                                                                        
Um outro olhar sobre a razão e sobre
O sujeito: o pensamento de Jürgen Habermas               
A modernidade como projeto inacabado
A reconstrução da modernidade
Um outro olhar, um outro saber, uma outra racionalidade:
é possível?
A razão como entendimento e liberdade
A intersubjetividade como esperança
A razão suficiente: norma e validade
O sujeito da modernidade e a razão comunicativa
O reencontro entre razão e humanidade:
o mundo da vida como referência
Um outro paradigma para compreender a razão humana
Uma racionalidade dialógica e plural
 
A educação e a racionalidade comunicativa               
A modernidade e a ideologia do progresso contínuo
Metanarrativas ou unidades integradas de sentido:
em que consiste?
Cultura, formação e mundo subjetivo
O projeto moderno ainda faz sentido?
A reconstrução do sentido da educação: possibilidades pedagógicas
da razão comunicativa
O apelo das teorias e das reformas educacionais como possibilidade
de sentido renovado
A teoria e os conhecimentos práticos dos professores:
um falso dilema
O conteúdo emancipatório da educação pode ser ressignificado
A formação do sujeito para o enfrentamento intersubjetivo
Pensamento mais qualificado: isso é competência
A necessária ruptura epistemológica
Autonomia requer abstração elevada
O desenvolvimento moral não garante princípios éticos
É preciso renovar o olhar que se dirige sobre a educação
 
Conclusão: Por uma educação com esperança   

         
 
 

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Médio
Ensino Superior

Temas Abordados

Aprendizagem
Currículo
Filosofia
Formação continuada
Jürgen Habermas
Planejamento
Newsletter

Assine nossa newsletter