Coordenação pedagógica e orientação educacional
0 Avaliações

Coordenação pedagógica e orientação educacional: princípios e ações em formação de professores e formação do estudante


Lilian Feingold Conceição
Disponibilidade: Indisponível ISBN 9788577060504 2ª ed. 120 p. 14 cm x 21 cm

Esta obra trata de um tema intrigante, como denomina a autora. Os capítulos se desenvolvem em torno da formação continuada dos professores e da formação do estudante. Pretende contribuir com equipes técnicas e pedagógicas das escolas no sentido de potencializar sua tarefa de mediação das aprendizagens de professores e alunos, sugerindo-lhes a abertura de um espaço na grade curricular de “formação do estudante” para melhor orientá-lo em seus estudos, pesquisas, projetos de vida e relacionamentos interpessoais.

R$ 48,00 R$ 42,24 Em até 6x de R$ 7,04 sem juros

Sumário

Apresentação

Atores e cenas do contexto educacional
A escola
O professor
A coordenação pedagógica
A proposta pedagógica e as ações de acompanhamento
O estabelecimento da parceria e do clima de
cooperação dentro da equipe pedagógica
Como manter a formação contínua dentro da escola?
Avaliação e recuperação paralela
Atividades extracurriculares, estudos do meio,
trabalhos de campo, eventos, viagens e formatura
Pais, matrículas e pesquisa de satisfação
A psicologia na escola

Proposições e princípios para
a formação do estudante

Primeiro passo: a busca de coerência
A tutoria
A orientação educacional
Orientação profissional
As reuniões de pais
O caminho que não deveríamos trilhar (provocações sobre o panorama encontrado)
O que é possível fazer nessa perspectiva apresentada?

Uma disciplina de formação do estudante
Organização da grade curricular
e a disciplina de formação do estudante
A concepção inerente à estrutura apresentada
Por que uma disciplina?
Orientação permanente dos estudos
Metodologia científica
Escolha profissional e acadêmica
O manejo na formação do estudante: qual deveria
ser a concepção inerente à dinâmica do trabalho?

Relatos de experiências de acompanhamento
a alunos em realidades diferenciadas

Relato de experiência I
Primeiro encontro
Segundo encontro
Terceiro encontro
Quarto encontro
Relato de experiência II

Construção de bases reais e factíveis nas escolas

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Médio
Educação de jovens e adultos
Ensino Fundamental - Anos Finais

Temas Abordados

Currículo
Documentação pedagógica
Formação continuada
Formação moral
Gestão
Instrumentos de avaliação
Metodologias
Planejamento
Portfólios
Relação escola-família
Newsletter

Assine nossa newsletter