Estudos sociais
0 Avaliações

Estudos sociais: outros saberes e outros sabores


Roseli Inês Hickmann (Org.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788587063564 3ª ed. 168 p. 16 cm x 23 cm

Uma proposta pedagógica interdisciplinar, atraente e significativa – em que a literatura, a antropologia, as questões de gênero, a sociologia e outros temas culturais não podem ficar ausentes – dá origem ao título desta publicação. A concepção defendida pelos autores é a da formação da cidadania do aluno a partir do seu respeito aos diferentes jeitos de ser e de viver do outro no ambiente escolar. Interessantes relatos de atividades e projetos desenvolvidos em escolas ilustram as concepções teóricas defendidas por eles.

R$ 48,00 R$ 43,20 Em até 6x de R$ 7,20 sem juros

Sumário

Apresentação
Organizadora

Estudos sociais no ensino fundamental: para além do espaço e do tempo
Roseli Inês Hickmann
As intenções do ensinar e do aprender em ciências sociais
Infância, identidades e direitos humanos: um tema a explorar
Trabalhando com a temática “convivendo com as diferenças”
Trabalhando com a temática “identidades”
Os povos indígenas na sala de aula: algumas sugestões
O significado dos jogos e das brincadeiras nessa área
Perguntas que permanecem

O tempo histórico no ensino fundamental
Maria Aparecida Bergamaschi
O tempo na história: da natureza ou da cultura?
O tempo que modula a escola
Noções de tempo que “convivem” na história
História, tempo e escola

O tempo não para: a noção de sucessão
Cristiane Oliveira Rocha
Por que estudar o tempo?
Falando sobre o tempo
Pesquisando o tempo
As representações dos alunos
Considerações finais

Estudos sociais: para conhecer, aprender e viver!
Fernanda Fornari Vidal
Os estudos sociais na minha trajetória de estudante
Um olhar problematizador sobre a realidade vivida
Em destaque o planejamento didático-pedagógico
Projeto “Traçando Porto Alegre: recordando e
vivendo as transformações”
Reflexões finais

Um projeto de trabalho a partir da relação história e literatura
Fernando Seffner
Ramiro L. Bicca Jr.
Hora do conto, hora da história
Um exemplo de trabalho a partir de “O Gato de Botas”
O Gato de Botas
Algumas considerações acerca dos elementos históricos
Considerações finais

Dinâmicas de gênero nas práticas escolares
Sandra dos Santos Andrade
Relações entre educação e gênero
Gênero como constituinte de identidade
Por que problematizar as relações de gênero
no processo pedagógico?
Uma releitura da sala de aula na perspectiva de gênero
A análise das expressões gráficas
Meninos e meninas: confrontos e alianças na sala de aula
O sentido político do trabalho pedagógico

Distendendo memórias e reescrevendo identidades negras/mestiças
Carmen Rangel da Silva
Memória I
Memória II
Práticas
Identidade I
Finalizando

Planejamento: uma prática articulada com o tema cultural
Helenara de Oliveira
Aprendendo a planejar com temas culturais
Tema cultural: a música como forma de produção cultural
Conclusões

Leituras sobre o ensino de estudos sociais: contribuindo para a prática pedagógica
Fernando Seffner
Maria Aparecida Bergamaschi
Maria Stephanou
Simone Valdete dos Santos

Leituras e práticas
Produções sugeridas e comentadas
Concluindo: seduzir professores para a leitura

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais

Temas Abordados

Ambiente educativo
Aprendizagem
Atividades práticas
Cidadania
Cooperação
Cultura africana
Currículo
Democracia
Diferenças
Diversidade
Educação indígena
Ensino da dança
Escrita literária
Gênero
Gênero e sexualidade
Gêneros literários
História
Identidade negra
Interação
Interdisciplinaridade
Literatura
Mediação
Metodologias
Planejamento
Projetos
Relações étnico-raciais
Sexualidade
Newsletter

Assine nossa newsletter