Ensinar História, segundo a autora, envolve, sobretudo, o exercício de saber ouvir os alunos, uma postura necessária para desencadear o processo de aprendizagem. Ela apoia-se em Piaget, Freire e autores do campo da História para analisar os significados construídos sobre o ensino de História por alunos adolescentes, apontando para temas fundamentais ao trabalho pedagógico no Ensino Fundamental: a análise dos fatos históricos pelos alunos, a sua compreensão e a explicação que dão a esses fatos. Nesse sentido, constitui uma obra de referência teórica e metodológica na área.
Apresentação
Introdução
A trajetória percorrida
Como se desenvolve o conhecimento histórico
na escola, atualmente?
Qual é o universo de nossos alunos?
O pensamento dos adolescentes
O que os alunos pensam e dizem sobre a História
O ofício do historiador: magia e saber científico
Pensar a História é pensar sobre nós mesmos
Os fatos da História: verdade e interpretação
O tempo histórico e o tempo cronológico
A dinâmica do tempo no jogo entre passado e presente
A interação com o conhecimento em História
na relação sujeito e objeto
A contribuição da escola nas representações
e significações do conhecimento em História
Escola: espaço de debate e reflexão
Relato de uma prática possível
Sobre a autora: a construção de uma trajetória no ensino de História
Carla Beatriz Meinerz
17,5 cm x 25 cm
2ª ed. 120 p.