Desatando os nós da formação docente
0 Avaliações

Desatando os nós da formação docente


Alexandre Shigunov Neto e Lizete Shizue Bomura Maciel (Orgs.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061310 3ª ed. 128 p. 16 cm x 23 cm

A aprovação da Base Nacional Comum da Formação da Formação de Professores da Educação Básica, proposta pelo MEC recentemente, desencadeou uma série de discussões sobre a formação docente em licenciaturas e cursos de pedagogia em todas as faculdades, universidades e instituições públicas e particulares de ensino do país. Além das competências gerais, a Base menciona quatro competências específicas a serem desenvolvidas em cada uma das seguintes dimensões: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional. Mas como mobilizar as competências requeridas em processos de formação docente? Se é desejável que o professor tenha por intenção a educação integral dos alunos, atento às necessidades de uma realidade em constante mudança, é preciso oferecer também a esses profissionais uma formação também diferente dos tradicionais modelos vigentes. Os cinco autores aqui reunidos, a partir de uma rica experiência como docentes e pesquisadores, trazem uma rica contribuição para que se avance nesse sentido, analisando com profundidade várias questões relativas ao ser professor e à sua formação, com o intuito de constituir importantes subsídios para essa discussão. Seus textos abordam temas como planejamento, encontros e desencontros de diferentes saberes, relações entre quem ensina e quem aprende, o uso de diferentes metodologias, concepções de avaliação entre professores e a importância da pesquisa na formação inicial e continuada. Dessa forma, a obra contribui sobremaneira para desvelar a complexidade em que estão envolvidas as instituições escolares, bem como traz orientações significativas para programas de formação continuada.

R$ 49,00 R$ 44,10 Em até 6x de R$ 7,35 sem juros

Sumário

Apresentação
Lizete Shizue Bomura Maciel
Alexandre Shigunov Neto

Trabalho docente e produção de conhecimento
Roseli Aparecida Cação Fontana
Ana Lúcia Guedes-Pinto

A professora em silêncio: fragmentos de um processo singular de constituição
Roseli Aparecida Cação Fontana

A relação entre a formação inicial e a profissão docente: memórias e narrativas
Ana Lúcia Guedes-Pinto

Professores iniciantes: pesquisa e organização do ensino no cotidiano escolar
Ana Lúcia Guedes-Pinto

A pesquisa na formação reflexiva do futuro professor    
Lizete Shizue Bomura Maciel

Investigação de saberes docentes sobre avaliação da aprendizagem
Marli André

Formação do professor e superação do fracasso escolar
Pedro Demo

Sobre os autores

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Superior
Educação de jovens e adultos
Educação Infantil
Ensino Médio

Temas Abordados

Avaliação da aprendizagem
Competências
Docência
Formação continuada
Metodologias
Narrativas
Pesquisa em educação
Planejamento
Relação professor/aluno
Newsletter

Assine nossa newsletter