Intérprete de Libras
0 Avaliações

Intérprete de Libras: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental


Cristina B. F. de Lacerda
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061358 9ª ed. 96 p. 16 cm x 23 cm

O tema deste livro é de caráter singular e daí a sua grande importância em termos da escolarização dos surdos. A autora apresenta estudos realizados em salas de educação infantil e de ensino fundamental onde há a presença de dois educadores simultaneamente: a professora regente de classe e a intérprete de Libras. Dentre as questões analisadas, Cristina salienta a dificuldade de as crianças surdas de ambos os níveis compreenderem o papel de cada um dos profissionais que atua em sua sala de aula. Resultados pedagógicos positivos são alcançados, diz a autora, mas parece haver a necessidade de um esforço coletivo para que essas crianças surdas compreendam a função dos intérpretes de língua de sinais na escola. Em termos da atuação dos intérpretes, aponta para o fato de que eles precisam se desdobrar, atuando mais na construção da língua, na aquisição de conceitos e na fluência em Libras do que a interpretação dos ensinamentos da professora, pois a maior parte dos alunos surdos só encontra interlocutores em sua língua no espaço escolar. A leitura deste livro é indispensável a gestores, professores e pais que buscam uma escola onde as crianças surdas aprendam Libras e a língua portuguesa de forma a alcançar uma comunicação plena em sociedade.

R$ 48,00 R$ 43,20 Em até 6x de R$ 7,20 sem juros

Sumário

Apresentação
Sobre linguagem e surdez: a “palavra” no processo de conhecimento
Tradutor/intérprete: um ato ético e de responsabilidade

Interpretação/tradução: história, limites e possibilidades
Traduzir versus interpretar
Aspectos linguísticos, culturais e situacionais
Diferenças entre o traduzir e o interpretar
Compreender as ideias para além da palavra

O Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (ILS)
Legislação sobre a Libras e suas implicações para a atuação do intérprete
Os ILS e a escola para os surdos
ILS no Brasil
A formação de intérpretes
O Intérprete Educacional (IE)

Escolas e intérpretes

As ILS na educação infantil
A educação infantil para as crianças surdas
O papel das ILS e as professoras da educação infantil
A relação das ILS com as professoras
A relação das ILS com os alunos surdos
O domínio restrito de Libras pelas crianças e as estratégias das ILS
Formação das ILS em serviço
Conhecimento da escola e das ILS sobre a surdez

As ILS nos anos iniciais ensino fundamental
Uma proposta que assegure o direito à formação integral
O papel das ILS nos anos iniciais
A relação das ILS com os alunos surdos
A relação das ILS com as professoras
A relação das ILS com a escola
A organização pedagógica e a participação das ILS
A formação em serviço das ILS
Participação das ILS no planejamento escolar

O papel de ILS na educação infantil e no ensino fundamental

Anexo 1 - Programa escolar inclusivo bilíngue

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Educação Infantil

Temas Abordados

Alfabetização
Aprendizagem
Bidocência
Docência
Formação continuada
História da educação
Inclusão
Interação
Intérprete de Libras
Letramento
Libras
Língua portuguesa
Pesquisa em educação
Políticas públicas
Relação professor/aluno
Surdez
Newsletter

Assine nossa newsletter