Brincar na Educação Infantil é um direito de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças conforme apregoa a BNCC. Se a intenção dos educadores é a de formar crianças autônomas, criativas e participativas, deve-se ter presente a ideia de que o brincar é ponto de partida para a construção de novas aprendizagens e de interações na infância e por toda a vida. O fio condutor da publicação é justamente o princípio de que é um direito da criança brincar com liberdade e oportunidades desafiadoras, consolidando-se, assim, uma pedagogia do brincar. Destaca-se, na obra, o capítulo que descreve e ilustra com fotos e exemplos a evolução das brincadeiras infantis dos primeiros reflexos aos jogos de faz de conta e à representação tendo por base a teoria de formação do símbolo de Jean Piaget. Tais pressupostos teóricos introduzidos nos capítulos iniciais são colocados em prática por meio da apresentação de jogos construídos com materiais de baixo custo e de outras brincadeiras em salas de aula, incluindo comentários de professores que utilizaram essas brincadeiras.