Imagens que falam: leitura da arte na escola

Código: 9788587063700
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

A autora analisa como crianças e adolescentes interpretam diferentes tipos de imagens, trazendo vários exemplos de representações infantis e juvenis para melhor compreensão do leitor. Qualquer um que fizer essa leitura ficará fascinado com as maneiras engenhosas pelas quais os alunos tentam construir significados para diferentes imagens, desde obras de arte até anúncios publicitários. O livro é interessante para todas as pessoas que se interessam por leitura da arte, sejam gestores, professores, pais, artistas plásticos, arte- educadores, publicitários, designers ou outros.


Prefácio
Dr.Michael J. Parsons

Introdução
Ler imagens, ler o mundo

Um conceito pleno de alfabetização
“Melhoria da qualidade do ensino da arte”: um slogan sem sentido

Leitura estética
A presença da imagem na sala de aula
O papel da arte na educação ganha nova dimensão
Recepção, fruição, apreciação ou leitura estética?
Leitura estética: interpretar o sentido da arte
Compreensão estética e desenvolvimento humano
Teorias do desenvolvimento estético

Uma pesquisa no contexto brasileiro
168 alunos entrevistados
Diferentes materiais analisados
Investigando a leitura dos alunos frente às imagens
O desafio da entrevistadora à confrontação de ideias

Como os alunos interpretam as imagens?
Quem ou o quê define o sentido da imagem?
A relação imagem-mundo (I-M): a imagem como representação do mundo
A relação imagem-artista (I-A): decifrando as intenções do artista
A relação imagem-leitor (I-L): consciência da atribuição
de sentidos pelo aluno
A narrativa: a imagem se torna animada
Uma interpretação pelo sentido referencial
Em busca da mensagem da obra

O julgamento na leitura estética
As cores de uma imagem: vários tipos de julgamento
O tema da imagem: tema bom - imagem boa
O realismo da imagem: valorizando a semelhança com o real
O critério da expressividade da obra: nem sempre o mais
belo é o melhor
Outros critérios

A leitura de diferentes materiais
A fotografia da instalação “É um Homem, Sem Título Parte II” (Kapoor)
Uma imagem publicitária
A interatividade na instalação Trans-e: my body, my blood (Diana Domingues)

Uma proposta de classificação:
três níveis de pensamento estético

O Nível I
O Nível II
O Nível III

A questão da familiaridade dos alunos com a arte

Leitura estética na escola: significado
para a vida ou exercício escolar?


Maria Helena Wagner Rossi
16 cm x 23 cm
5ª ed. 144 p.

Produtos relacionados

Pague com
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos
  • Site Seguro

Editora Mediação - CNPJ: 01.602.177/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2021

Tema Agência Groomb | Plataforma Loja Integrada | Implantado por Consultor Net