A arte na inclusão de jovens
0 Avaliações

A arte na inclusão de jovens : com transtornos globais de desenvolvimento


Patrícia Jovane Zillmer e Rejane Caspani Dubois (Orgs.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577060863 1ª ed. 192 p. 17cm x 25cm

Este livro é composto por duas partes. Na primeira, as autoras abordam a questão da inclusão de alunos com TGD em instituições escolares públicas e os diferentes desafios que os educadores enfrentam no seu dia a dia com eles e suas famílias. Na segunda, elas fazem uma narrativa completa e ilustrada do percurso percorrido por vários jovens com transtornos de aprendizagem que participaram do Projeto Escola Espaço de Cultura, desenvolvido na Escola Especial Lucena Borges em Porto Alegre. Apresentam as experiências individuais e as interações dos professores com eles a partir da releitura de obras de arte e/ou do contato com artistas, tais como Iberê Camargo, Joan Miró, Tarsila de Amaral e outros.  Seu fazer pedagógico e a trajetória dos alunos, carregada de emoção e desafios, teve por objetivo explorar a arte como estratégia de inclusão escolar. Tanto as narrativas como as obras produzidas pelos jovens nos levam a perceber a importância do desenvolvimento de projetos como esses em educação especial.
 

R$ 54,00 R$ 48,60 Em até 6x de R$ 8,10 sem juros

Sumário

Introdução

Parte I
Inclusão de alunos com transtornos globais de desenvolvimento


Uma escola para alunos com transtornos globais de desenvolvimento(TGD)
Sobre transtornos globais de desenvolvimento
Transtornos globais de desenvolvimento, a escola e as famílias

A inclusão de crianças e jovens com TGD
A construção de processos educacionais:
um caminho em construção

A arte da inclusão e a inclusão pela arte
Dos dispositivos da clínica à escola
A arte na Escola Lucena Borges
O Projeto Escola Espaço de Cultura
Sobre leitura de imagem
As etapas do Projeto
O processo e o tempo de cada um
Ensinar e aprender com alunos com TGD

Parte II
Incluindo "com arte" jovens com TGD


Arte e brincadeira

Iberê Camargo
Estudando a obra de Iberê Camargo
A trajetória de Rogério

Objetos de desejo
Como trabalhamos com as coleções
Os objetos de desejo de Anita
Os objetos de desejo de Antônio

Aprendendo sobre Joan Miró
Aprendendo na escola especial sobre Joan Miró
Anderson e o mundo vivaz de Miró

Tarsila do Amaral na escola especial
A prática em sala de aula
Rute e o “Morro da Favela"
Um percurso com alunos de sete a 12 anos

Volpi: tradição e ruptura
Percurso do trabalho
Cris e um grande desejo de aprender

Reinvenção das flores e cores
Os primeiros contatos com a obra de Erico Santos
O contato com o artista
As experimentações
Os projetos dos alunos
Marcio: “Flores I, Flores II e Árvore de Flores”
Lia: muitas e muitas flores

Aglaé e as árvores de nossa escola
Exploração e descobertas

Gelson Radaelli: o corpo e suas representações
Contato com Radaelli
Percurso do trabalho
As visitas do artista na escola
Alice e Radaelli

Trajetórias e reinvenções
Resgate histórico do trabalho com arte na escola
Papel reciclado: uma ideia sustentável
Arte para vestir a camiseta

Considerações finais

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Finais

Temas Abordados

Arte-educação
Autismo
Inclusão
Metodologias
Projetos
Transtorno global de desenvolvimento
Transtornos do espectro autista
Newsletter

Assine nossa newsletter