Bullying
0 Avaliações

Bullying: escola e família enfrentando a questão


Raquel Gomes Manzini e Angela Uchoa Branco
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577061143 1ª ed. 176 p. 16 cm x 23 cm

O objetivo desta obra é dar um passo à frente na questão das agressões sofridas por crianças e jovens na família, na escola, nas ruas, desenvolvendo-se ações concretas de enfrentamento ao bullying que vêm se manifestando na sociedade das mais variadas formas. Na Parte 1 do livro, as autoras respondem com propriedade à pergunta: O que é bullying? – apontando correntes teóricas que, se mal interpretadas, podem nos levar a reforçar ainda mais determinados estereótipos sobre quem agride ou é agredido. Na Parte 2, trazem surpreendentes narrativas de alunos sobre o que vivem, veem, ouvem e sentem, sejam eles vítimas, agressores ou observadores de episódios de bullying na escola, na família e nas ruas. Como enfrentar a questão? Essa resposta se configura de forma contundente na Parte 3 do livro, na qual Raquel e Angela sugerem que a escola e a família, em conjunto, lidem com a violência social, construindo verdadeiramente uma cultura da paz. O mais importante, insistem, é partir para a ação, construindo com adultos, crianças e jovens estratégias de um trabalho cooperativo, que vise ao bem comum, evitando a todo custo práticas individualistas, premiações e competições ainda tão valorizadas por toda a sociedade.
 

R$ 47,50 R$ 42,75 Em até 6x de R$ 7,13 sem juros

Sumário

Introdução

Parte 1
O QUE É BULLYING?


Como definir o bullying?
Pertence o agressor a uma família típica?
O mito do agressor
O mito da agressividade inata
O mito da beleza e do preconceito contra feios e pobres
Motivações para a prática do bullying: a relação de poder e o preconceito
Vítimas do bullying
Testemunhas ou observadores?
Consequências do bullying


Contribuições da Psicologia Cultural:
a abordagem sociocultural construtivista

A canalização cultural e a internalização
A qualidade da comunicação
Motivações convergentes ou divergentes
 
A cultura da violência na sociedade

Parte 2
BULLYING E CULTURA ESCOLAR


Processos de socialização na escola
Dois casos reais de bullying
Motivação para a paz e prossociabilidade

A escola como contexto cultural: práticas e valores
O currículo oculto
Cooperação e valores morais
Competição versus cultura da paz
A relação entre crenças e práticas dos professores

O inestimável valor da voz e da participação dos alunos
O bullying segundo os alunos
 
Aprendendo com a Escola Alfa
Principais contribuições dos alunos
 
Parte 3
PREVENÇÃO DO BULLYING E CULTURA DA PAZ


O papel da família, da mídia e da sociedade

A escola como protagonista

Educando para agir em prol da felicidade e do bem-estar de todos
Prossociabilidade, cooperação e construção da paz
A escola como agente ativo na construção da paz
Promovendo a cultura da paz: princípios e sugestões

Ética, cidadania, democracia e paz


 

 

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Superior
Educação Infantil
Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais

Temas Abordados

Bullying
Cultura da paz
Currículo
Desigualdades sociais
Diferenças
Diversidade
Docência
Formação moral
Gestão
Inclusão
Indisciplina
Juventude
Relação professor/aluno
Psicologia
Psicopedagogia
Relação escola-família
Subjetividade
Newsletter

Assine nossa newsletter