Diversidade e cultura da paz na escola
0 Avaliações

Diversidade e cultura da paz na escola: contribuições da perspectiva sociocultural


Angela Branco e Maria Cláudia de Oliveira (Orgs.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577060870 1ª ed. 400 p. 17 cm x 25 cm

Esta obra destina-se a todos os educadores inquietos e comprometidos com a promoção da inclusão social, com a garantia dos direitos humanos e com o desenvolvimento de valores ético-morais, pilares de uma cultura de respeito à diversidade e de cultura da paz nas escolas e na sociedade. A obra contempla temas ímpares sobre preconceito e discriminação, sobre questões de gênero e sexualidade, de atendimento educacional a adolescentes em conflito com a lei, de bullying. Entre outros, salienta a importância do desenvolvimento de uma cultura da paz nas escolas.

R$ 68,00 R$ 61,20 Em até 6x de R$ 10,20 sem juros

Sumário

Prefácio
Jaan Valsiner


Introdução
Diversidade e cultura da paz: a integração necessária
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco
Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira


Parte 1 Considerações Conceituais e Teórico-Práticas

Ética, desenvolvimento moral e cultura democrática no contexto escolar
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco
Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire
Alia Maria Barrios González

Sociocultural construtivismo e as dimensões social e subjetiva
do desenvolvimento humano
Ética e moral
Desenvolvimento moral no contexto escolar
A construção da moralidade, dos valores sociais e o contexto escolar
Educação e preconceito: o caso Alice como uma questão ético-moral entre crianças
Desenvolvimento moral na fala de professores e nas práticas da Educação Infantil
Conclusão

Educação para a paz: uma perspectiva dialógica
João Manuel de Castro Faria Salgado
Tiago Bento Silva Ferreira

A perspectiva dialógica
Aproximando a abordagem dialógica e a educação para paz
Revendo a noção de conflito social e de paz
Relações dialógicas e relações monológicas
Características dos limites entre o eu e o outro
Conclusão

A ética da diferença: vozes e silêncio na formação de professores
Alba Cristhiane Santana
Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

A dimensão ética da atividade humana: histórico e conceitos
A dimensão ética e a Educação Básica
A dimensão ética na formação dos professores
A dimensão ética enfocada no projeto pedagógico de um curso de pedagogia
A dimensão ética nas interações professores-alunos durante a formação docente
Considerações finais

Cooperação e promoção da paz: valores e práticas sociais em contextos educativos
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco
Raquel Gomes Pinto Manzini
Marilicia Witzler Antunes Ribeiro Palmieri

Cooperação, competição e individualismo nos contextos culturais de desenvolvimento
Interdependência social
Motivação social, valores e práticas
A questão do conflito
O mito da competição
Será o individualismo inevitável?
Valores, comunicação e metacomunicação: cooperação na escola e na sala de aula
Cooperação na experiência de crianças na Educação Infantil
Considerações finais

As raízes histórico-culturais e afetivas do preconceito
e a construção de uma cultura democrática na escola
Ana Flávia do Amaral Madureira
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco

Preconceitos no cotidiano: a reprodução de fronteiras simbólicas rígidas
com profundas raízes afetivas
O preconceito como fenômeno de fronteira
Algumas faces do preconceito: gênero, orientação sexual, classe e etnia
Preconceitos na escola: a reprodução das desigualdades sociais
e do sofrimento psíquico
Desconstruir preconceitos, construir uma cultura democrática:um dos grandes desafios da educação
Convivendo e celebrando a diversidade na escola
Considerações finais

Relações étnico-raciais e cultura da paz na escola e na sociedade brasileira
Marcella de Holanda Padilha Dantas da Silva
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco

Identidade e relações étnico-raciais na perspectiva sociocultural construtivista
O self e seu desenvolvimento: perspectiva histórica e processos de constituição
Preconceito, racismo e identidade negra
Negritude e infância: analisando narrativas de meninas negras
Negritude, subjetividade e escola
Considerações finais

Parte II
Pesquisas e Experiências


Inclusão escolar e subjetividade social da escola: relações e possibilidades
Augusto Parras Albuquerque
Albertina Mitjáns Martínez

Inclusão: suas concepções e práticas
A subjetividade humana sob a ótica de González Rey
Subjetividade social na escola inclusiva: a pesquisa empírica
Caracterização da subjetividade social da escola
O processo de inclusão da escola
Relações entre a subjetividade social e o processo de inclusão na escola
Considerações finais

Inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual:
linguagem e construção de sentidos
Sueli de Souza Dias
Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

Políticas de inclusão escolar e a construção de uma sociedade da diferença
Deficiência intelectual: categoria em transformação
Educação inclusiva como contexto de produção de novos significados
Considerações finais

A inclusão escolar e social de sujeitos com deficiência motora
na fala de jovens adultos
Paulo França Santos
Maria do Amparo de Sousa
Silviane Bonaccorsi Barbato

Quais as contribuições da psicologia para a inclusão?
Os jovens e suas narrativas
Novas experiências, novas ferramentas, novas trajetórias
Inclusão, cidadania e dignidade
Agencialidade nos relatos de vida de jovens com deficiência
Considerações finais

Integração intergeracional na escola: uma perspectiva para a paz
Jacqueline Ferraz da Costa Marangoni
Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

Relações intergeracionais: inclusão social e cultura da paz
Programas intergeracionais em contextos educativos
Relações intergeracionais na escola: um estudo de caso
O imperativo da violência cotidiana
Autonomia no contexto social, controle no contexto familiar
Indicadores de reformulação dos posicionamentos de adolescentes e idosos
Considerações finais

O contexto das medidas socioeducativas: promoção da paz ou valores da cadeia?
Tatiana Yokoy de Souza
Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

O direito à escolarização e o distanciamento do universo adolescente
Sistema de medidas socioeducativas, adolescentes e escolas: uma relação delicada
Escolas localizadas dentro das unidades de internação para adolescentes: a primazia da segurança sobre a educação
A situação dos professores dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas
Os valores da cultura da cadeia presentes na escola
Norteadores para novas práticas educativas
Considerações finais

A questão do bullying: prevenção da violência e promoção da cultura da paz
Raquel Gomes Pinto Manzini
Lorena de Moraes Nascimento Leite
Bruno Cavaignac Campos Cardoso
Alia Maria Barrios González
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco

Relações e interações sociais nas instituições educativas
Bullying, cultura e contextos educativos
Bullying e cultura da paz: pesquisando crenças, valores, conceitos e práticas
Construindo a cultura da paz na escola
Problemas na família eximem a escola de lidar com a questão?
Considerações finais

Narrativas históricas e construção de identidades culturais no contexto educativo
Alberto Rosa Rivero
Ignácio Brescó de Luna

Sociogênese das identidades nacionais
Centralidade da forma e conteúdo das narrativas na memória e interpretação de eventos históricos
Conclusões

Protagonismo infantil no contexto escolar: cultura, self e autonomia na construção da paz
Sergio Fernandes Senna Pires
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco

Infância: a formação de um conceito
Sociogênese e sujeito ativo: um novo olhar sobre a criança em desenvolvimento
Self, cultura e desenvolvimento humano
Moralidade, heteronomia e autonomia
Protagonismo e/ou participação infantil
Participação infantil: um estudo empírico
Considerações finais

Pósfacio:Perspectivas para o futuro
Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira
Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco


Sobre as organizadoras e os autores


 

BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Finais
Educação de jovens e adultos
Educação Infantil
Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Temas Abordados

Bullying
Cidadania
Cooperação
Cultura da paz
Deficiência intelectual
Deficiência motora
Democracia
Desigualdades sociais
Diferenças
Ética
Formação continuada
Formação moral
Gestão
Identidade negra
Inclusão
Infância
Medidas socioeducativas
Pesquisa em educação
Políticas públicas
Protagonismo
Psicopedagogia
Racismo
Relação escola-família
Newsletter

Assine nossa newsletter