Educação especial
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Educação especial: diálogo e pluralidade


Claudio Roberto Baptista et al. (Orgs.)
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577060320 3ª ed. 304 p. 16 cm x 23 cm

Este é um irrecusável convite a gestores e educadores para sentarem na roda das discussões que aqui se travam em torno da Educação Especial e de processos inclusivos. Pode-se afirmar que o livro contempla o que há de mais atual em termos de estudos sobre a inclusão. Interessante ver como se compõem as discussões, uma vez que cada tema é debatido por vários especialistas, ganhando contornos diferenciados e cada vez mais nítidos no decorrer da leitura. Escolha uma cadeira e faça parte desse debate!

R$ 57,00 R$ 51,30 Em até 6x de R$ 8,55 sem juros

Sumário

Apresentação
Parte I
Políticas de educação e a produção do conhecimento na área de educação especial

Políticas inclusivas na educação: do global ao local

Rosalba Maria Cardoso Garcia (UFCS)

Sobre mecanismos de (re)produção de sentidos das políticas educacionais
Rosângela Gavioli Prieto (USP)

Parte II
A abordagem histórico-cultural e a pesquisa em educação especial

As contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa em educação especial
Maria Cecília Rafael de Góes (UNIMEP)

As contribuições da abordagem histórico-cultural para a
pesquisa sobre os processos de aprendizagem da
pessoa com deficiência mental

Alexandra Ayach Anache (UFMS)

As contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa sobre a inclusão da criança com deficiência no contexto da escola de Educação Infantil
Sonia Lopes Victor (UFES)

Parte III
O pensamento de Gregory Bateson e a educação

“Batesonianas”: uma aventura entre a epistemologia e a educação
Claudio Roberto Baptista (UFRGS)

O sujeito da educação especial: reflexões provocadas pela perspectiva sistêmica
Ana Dorziat (UFPB)

Reflexões sobre Bateson e educação
Maria Cecília Carareto Ferreira (UFB)

Parte IV
O pensamento de Pierre Bourdieu e a educação

As teorizações de Pierre Bourdieu e suas implicações para a educação especial: uma análise preliminar
José Geraldo Silveira Bueno (PUC/SP)

Esboço de um breve diálogo: contribuições de
Pierre Bourdieu nas pesquisas em educação especial

Katia Regina Moreno Caiado (PUC/Camp)

Educação especial e Pierre Bourdieu: algumas contribuições
Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (UFMS)

Parte V
Pesquisa-ação nas pesquisas em especial


O que nos impulsiona a pensar a pesquisa-ação
colaborativo-crítica como possibilidade de instituição de práticas educacionais mais inclusivas?

Denise Meyrelles de Jesus (UFES)

Pesquisa-ação numa perspectiva inclusiva: reflexões e ações
Lúcia de Araújo Ramos Martins (UFRN)

Algumas reflexões sobre a pesquisa-ação e suas contribuições para a área de educação especial
Maria Amélia Almeida (UFSCar)

Pesquisa-ação nas pesquisas em educação especial: relato de uma experiência
Maria Inês Naujorks (UFSM)

Parte VI
Práticas pedagógicas: os desafios para a produção do conhecimento na educação especial


Quem pergunta “precisa” saber
Anna Maria Lunardi Padilha (UNIMEP)

Comentários: Anna, eu também sou uma pergunta
Hiran Pinel (UFES)

Das indagações ao cotidiano da sala de aula:
perspectivas de inclusão na universidade

Laura Ceretta Moreira (UFPR)

Dilemas da inclusão na educação básica frente
às diretrizes para a formação em pedagogia

Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto (UFES)

Parte VII
História, arte, educação


História, arte, educação: reflexões para
a prática de arte na educação especial

Lucia Reily (UNICAMP)

Imaginação, processo criativo e educação especial
Ivone Martins de Oliveira (UFES)

História, arte, educação: a importância
da arte na educação inclusiva

Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA)

Parte VIII
A educação especial e a questão da acessibilidade


Acessibilidade
Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes (UERJ)
Francisco de Paula Nunes Sobrinho (UERJ)

Acessibilidade: um aporte na legislação para o aprofundamento do tema na área de educação
Eduardo José Manzini (UNESP/Marília)

Acessibilidade da pessoa com deficiência para a construção de uma escola inclusiva: o currículo e a interação
Theresinha Guimarães Miranda (UFBA)

BNCC

Níveis de Educação

Educação Infantil
Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Superior

Temas Abordados

Acessibilidade
Alunos com deficiências
Arte-educação
Criatividade
Currículo
Deficiência intelectual
Deficiência motora
Desigualdades sociais
Diferenças
Diversidade
Docência
Formação continuada
Gestão
Gregory Bateson
História da educação
Inclusão
Interação
Legislação em educação
Leitura de imagens
Lev Vygotsky
Pesquisa em educação
Pierre Bourdieu
Políticas públicas
Surdez
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