Inclusão e avaliação na escola
0 Avaliações

Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais


Hugo Otto Beyer
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577060023 4ª ed. 128 p. 16 cm x 23 cm

Defende Hugo Beyer que a principal condição para uma educação inclusiva é uma nova forma de pensar: a certeza de que os alunos são sempre diferentes entre si e de que todos são especiais. Para isso, coloca como condições essenciais o acompanhamento individualizado em avaliação e o sistema de bidocência, tendo por referência experiências vividas por ele na Alemanha. Discute, nesse sentido, concepções de aprendizagem na escola inclusiva, a relação escola-família, as propostas curriculares face ao projeto da inclusão, entre outros temas. Destacam-se, ao final da obra, aportes teóricos sobre a aprendizagem segundo Lev Vygotski e Reuven Feurstein que em muito contribuem para a compreensão do tema da inclusão de alunos com necessidades especiais. A obra é um legado importante que o autor, falecido precocemente, deixa para os educadores brasileiros.

 

R$ 52,00 R$ 46,80 Em até 6x de R$ 7,80 sem juros

Sumário

Introdução

Educação especial e inclusão:
um olhar sobre a história e os paradigmas

Escola especial: tempos e espaços sociais
O que os paradigmas nos ensinam

A inclusão na escola regular:
ideias para implementação

A primeira condição: individualização do ensino
O sistema de bidocência
O conceito da educação especial – "subsidiária"
Uma revisão nas experiências de integração escolar:
aspectos decorrentes

Olhares "de fora": as experiências de integração
na Alemanha e as discussões no Brasil


Um pouco de história
Reflexões sobre a realidade brasileira

Uma escola para todos:
do que estamos falando afinal?

A inserção dos alunos com necessidades
especiais nas escolas regulares
As propostas curriculares face ao projeto da inclusão
Reflexão sobre a didática escolar
Epistemologias e concepções de aprendizagem
O professor, os alunos e os pais diante da proposta de inclusão escolar

Inclusão e avaliação no sistema escolar

O atendimento escolar dos alunos
com necessidades educacionais especiais

A abordagem vygotskiana
A abordagem de Feuerstein

Conclusões


BNCC

Níveis de Educação

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Superior
Educação Infantil
Ensino Médio

Temas Abordados

Aprendizagem
Avaliação
Bidocência
Currículo
Diferenças
Diversidade
Docência
Formação continuada
Inclusão
Legislação em educação
Lev Vygotsky
Mediação
Políticas públicas
Psicopedagogia
Reuven Feuerstein
Surdez
Newsletter

Assine nossa newsletter