Inclusão e avaliação na escola
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Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais


Hugo Otto Beyer
Disponibilidade: Em estoque ISBN 9788577060023 4ª ed. 128 p. 16 cm x 23 cm

Defende Hugo Beyer que a principal condição para uma educação inclusiva é uma nova forma de pensar: a certeza de que os alunos são sempre diferentes entre si e de que todos são especiais. Para isso, coloca como condições essenciais o acompanhamento individualizado em avaliação e o sistema de bidocência, tendo por referência experiências vividas por ele na Alemanha. Discute, nesse sentido, concepções de aprendizagem na escola inclusiva, a relação escola-família, as propostas curriculares face ao projeto da inclusão, entre outros temas. Destacam-se, ao final da obra, aportes teóricos sobre a aprendizagem segundo Lev Vygotski e Reuven Feurstein que em muito contribuem para a compreensão do tema da inclusão de alunos com necessidades especiais. A obra é um legado importante que o autor, falecido precocemente, deixa para os educadores brasileiros.

 

R$ 52,00 R$ 46,80 Em até 6x de R$ 7,80 sem juros

Sumário

Introdução

Educação especial e inclusão:
um olhar sobre a história e os paradigmas

Escola especial: tempos e espaços sociais
O que os paradigmas nos ensinam

A inclusão na escola regular:
ideias para implementação

A primeira condição: individualização do ensino
O sistema de bidocência
O conceito da educação especial – "subsidiária"
Uma revisão nas experiências de integração escolar:
aspectos decorrentes

Olhares "de fora": as experiências de integração
na Alemanha e as discussões no Brasil


Um pouco de história
Reflexões sobre a realidade brasileira

Uma escola para todos:
do que estamos falando afinal?

A inserção dos alunos com necessidades
especiais nas escolas regulares
As propostas curriculares face ao projeto da inclusão
Reflexão sobre a didática escolar
Epistemologias e concepções de aprendizagem
O professor, os alunos e os pais diante da proposta de inclusão escolar

Inclusão e avaliação no sistema escolar

O atendimento escolar dos alunos
com necessidades educacionais especiais

A abordagem vygotskiana
A abordagem de Feuerstein

Conclusões


BNCC

Níveis de Educação

Ensino Superior
Educação Infantil
Ensino Médio
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais

Temas Abordados

Aprendizagem
Avaliação
Bidocência
Currículo
Diferenças
Diversidade
Docência
Formação continuada
Inclusão
Legislação em educação
Lev Vygotsky
Mediação
Políticas públicas
Psicopedagogia
Reuven Feuerstein
Surdez
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